Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Alimentação na Gravidez - Diabetes gestacional




No seguimento dos artigos publicados sobre a Gravidez, publico agora este artigo, em colaboração com a amiga Dra. Cidália Almeida, que me parece de extrema importância para sensibilizar a mulher grávida dos redobrados cuidados que deve ter com a sua Alimentação pois algumas complicações podem surgir...
Este artigo surge no seguimento destes, editados anteriormente:
- A Alimentação da Grávida no 2º e 3º Trimestre

Diabetes Gestacional ...o que é?
A diabetes gestacional define-se como uma intolerância aos hidratos de carbono (açúcares), de gravidade variável, que surge ou é diagnosticada pela 1ª vez no decurso de uma gravidez. Estima-se que a sua prevalência em Portugal é de cerca de 2,8 %. Após o parto, a alteração do metabolismo dos hidratos de carbono regride em cerca de 85 a 90% das mulheres. No entanto, as mulheres com diabetes gestacional têm um risco de desenvolvimento futuro de diabetes mellitus tipo 2, superior em cerca de 50% ao da população em geral.

Quem está em risco?
Considera-se como tendo risco elevado para a diabetes gestacional, a mulher que apresente um ou mais dos seguintes factores:
· Idade ≥ 35 anos
· Índice de massa corporal (IMC = peso/altura2) ≥ 30 kg/m2 ;
· Que tenha parido 4 ou mais vezes;
· Antecedentes de diabetes gestacional;
· Peso ao nascer superior a 4Kg;
· Maus antecedentes obstétricos (2 ou mais abortos);
· Familiares do 1º grau com diabetes.

Complicações associadas
A complicação materna mais frequente é hipertensão no decurso da gravidez. O recém-nascido, por seu lado, tem risco aumentado de diversas complicações como peso elevado, traumatismos de parto, níveis anormalmente baixos de glicose no sangue, aumento da concentração de bilirrubina no sangue, policitemia (situação oposta à anemia; verificam-se níveis anormalmente elevados de glóbulos vermelhos) e concentrações de cálcio no sangue anormalmente baixas. A hiperglicemia materna aumenta igualmente o risco de morte fetal, durante a gravidez. Estudos recentes indicam que estas alterações se estendem para além do período neonatal, com um aumento do risco de aparecimento, a longo prazo, de diabetes, obesidade e anomalias no sistema cerebral do bebé.
Tratamento
O tratamento da grávida com diabetes gestacional engloba várias componentes que incluem a toma de medicação bem como controlo da alimentação e prática de actividade física.
A terapêutica nutricional tem como objectivo principal manter o pico glicémico após a refeição dentro de valores normais. A limitação dos hidratos de carbono nas refeições é fundamental, dado que estes são o factor mais determinante do pico glicémico pós as refeições. Para o efeito a grávida deverá realizar refeições pequenas, mas frequentes, de modo a manter a glicemia o mais constante possível ao longo do dia. O plano alimentar deve proporcionar energia e nutrientes suficientes, tanto para as necessidades da gravidez, como para a obtenção dos objectivos glicémicos estabelecidos. Os valores de glicemia recomendados são: 60 a 90 mg/dl em jejum, 60 a 105 mg/dl 1 hora antes das refeições e 100 a 130 mg/dl 1 ou 2 horas após as refeições.
Relembrando que o excesso de peso é um dos factores de risco para a diabetes gestacional, importa dizer que o aumento de peso aconselhado é de 12,5 a 18 kg para as mulheres com IMC<19,8> .

Cidália Almeida
Nutricionista
Image Hosted by ImageShack.us

Aguardo os vossos comentários.

Leia também estes artigos:
Da autora:
Preparar a gravidez…
Alimentação durante os primeiros meses de gravidez
Bebidas durante a gravidez
Segurança alimentar na gravidez

De BabySol:

A Alimentação da Grávida no 1º trimestre

A Alimentação da Grávida no 2º e 3º trimestre

Alimentação na Gravidez

Peixe na Gravidez


Receba as actualizações do Portal BabySol® no seu email. Subscreva agora o Feed BabySol®.

Introduza o seu email:

Delivered by FeedBurner




Email

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!