Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Que Sumos dar ao Bebé?

Tenho um bebé de 12 meses, que começou aos 2 meses a beber água sem qualquer rejeição, a conselho do Pediatra. Nessa altura passou ao leite artificial e como vivo na Madeira a humidade é tremenda, coitadinho farta-se de transpirar. Infelizmente também tem asma do lactente. Há mais ou menos um mês começou a recusar a água, só a meio da noite é que consigo que beba alguma. Como alternativa bebe Sumo de maçã da Milupa ou Nestlé. Gostava de saber se há muita diferença esntre estes sumos e o Compal Fresh de Maçã, os outros são muito caros e ele consome normalmente 2 por dia. Já tentei tudo, fazer chá, água da cozedura da fruta... mas, o que ele gosta mesmo é daquele sumo de maçã (Mamã J., filhote 12 meses).

Na minha opinião, há aqui 2 questões a salvaguardar:

1 - O estímulo pela preferência da água ou o incentivo para que não deixe (nunca) de preferir este líquido como principal hidratante. Para isso deve oferecer sempre, mesmo que vá rejeitando, água, sempre a água;

2 - O consumo de sumo que deve ser complementar com o de água, e a sua qualidade. Independentemente da marca ou variedade, deve ter cuidado de diluir o sumo num pouco de água mineral, tornando-o assim menos doce. Este é um aspecto muito importante, não só pela redução do açucar na dieta da criança mas também acaba por desviar, indirectamente, para o consumo de água... Estou convencida que, ambas as qualidades dos sumos que refere, se diluídos, resultem num valor nutricional aproximado ainda que, já se sabe, o 1º sendo específico para o público infantil, será mais controlado. Tenho ideia que ambos são produzidos a partir de concentrado de sumo, e portanto, o teor em vitaminas é extremamente reduzido e talvez com a adição de algum aditivo ... é pois de toda a importância que analise o rótulo.


Conclusão: pode dar, mas alterne com outras marcas e sabores, E ÁGUA, mas sempre diluído. E lembre-se: o ideal será sempre a água e sumos naturais preparados em casa, no momento, também diluídos.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também estes artigos:
Como dar água ao Bebé?
Obstipação: a fruta e os legumes na dieta infantil

Ice tea para crianças?
I
ntestino preguiçoso...o que fazer?
Dar água ou não dar água ao bebé? Eis a questão...
Que chá dar ao bebé?
Como preparar correctamente um chá?


Deixo também aqui esta importante ferramenta, adaptada da DECO, a guardar religiosamente:


Bookmark and Share

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


3 comentários:

  1. Eu também vivo na Madeira (Funchal) e realmente a humidade aqui é a sério! Felizmente a minha filhota (15 meses) bebe bem água (que introduzi com os sólidos aos 6 meses).

    Agora ela até pede água, inclusivamente durante as refeições. Tinha ideia que durante a refeição não era muito conveniente dar, mas com o calor e humidade que está, tenho dado. Faço mal?

    Aproveito para recomendar às mamãs da Madeira o fórum www.familias-madeira.com.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana
    Obrigada uma vez mais pelo seu comentário :-))
    Qualquer dia recebe um prémio BabySol®, afinal é das visitantes que mais participa! Thank's!
    Sim, de facto Ana, durante as refeições, miúdos e graúdos, não devem beber muitos liquídos porque dilata o estomago, dá uma falsa sensação de saciedade e dificulta a digestão. O ideal é que se beba o menos possível durante, bastante até 30m antes e nada 2 horas depois. E posso dizer-lhe que é uma excelente dica para as mamãs, como eu!, não engordarem tão facilmente...
    Espero ter ajudado ;-)
    Bjs e continue por perto!
    Solange

    ResponderEliminar
  3. Ah, e já agora...

    Divulguem BabySol® na www.familias-madeira.com, pode ser?
    Bjs
    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!