Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 8 de agosto de 2009

BIMBY: Preparar e armazenar saladas cruas


O artigo de hoje deixou-me particularmente satisfeita pois evidencia que BabySol® está a alcançar outro tipo de consumidores, para além das cuidadosas mamãs. Tal como idealizei quando concebi o meu querido Projecto...

Tenho uma dúvida e gostava de saber se me consegue responder. Li o vosso post "fruta cortada ao meio nos supermercados e perda de vitaminas" no blog e fiquei com uma dúvida: se também se aplica às saladas?Por exemplo, tenho pouco tempo e agora uso a bimby, e dá para cortar os componentes da salada (tipo, cenoura, alface, beterraba,...) e gostava de saber se posso cortar e por exemplo congelar? Ou então quanto tempo podem ficar no frigorífico? (Joana).

A fruta e os legumes, que se pretendem consumir crús, devem ser preparados o mais próximo possível do seu momento de consumo para que a ingestão de vitaminas seja máxima.

A congelação de legumes, deve exigir sempre a sua prévia branqueação e ser realizado de forma a que o legume fique o mais inteiro possível, diminuindo assim a sua degradação nutricional e organoleptica. No seu caso, e tratando-se de legumes de tamanho médio/grande - cenouras, beterraba - não aconselho nada, mesmo. Nem tão-pouco a alface porque se trata de um legume que não aceita a congelação face à sua fragilidade da folha e elevado teor em água que se perde durante o processo de congelação.

Por outro lado, a refrigeração no frigorífico também compromete, a médio prazo, a qualidade, sobretudo nutricional destes alimentos, com um poder vitamínico e anti-oxidantes, importantes para rentabilizar. Por isso, consumir os legumes e a fruta preferencialmente crús, e cortados o mais próximo possível do momento do seu consumo.

A dúvida da Joana levanta ainda a questão da qualidade das saladas embaladas, à venda em grandes superfícies. Sobre este assunto gostaria de sensibilizar para 2 aspectos:

1 - Normamente, estas saladas são embaladas em atmosfera modificada, prolongando a sua degradação e permitindo assim aumentar a sua durabilidade. Contudo, porque se encontram muito cortadas, existe sempre perda nutricional;

2 - Importante constatar que, apesar da perda vitaminica que pode ocorrer, uma salada fresca, livre de molhos excessivos, assegura sempre uma opção alimentar mais saudável face às restantes opções alimentares disponíveis, prontas-a-comer, sempre muito desinteressantes, do ponto de vista nutricional...

Não resisto a colocar aqui uma questão pertinente...mas que poderá ajudar a compreender o processo de congelação/descongelação: o que acontece ao alimento, ao ser congelado, para libertar mais água quando é descongelado?

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:

Legumes ultracongelados, congelados ou frescos?

Email


Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


3 comentários:

  1. Olá
    Para preservar a confidencialidade das respostas apresentadas, no seguimento da oferta para o workshop BabySol, as respostas deixadas não serão aqui publicadas, até ser encontrada a vencedora.
    Informo ainda que o prazo para as respostas termina a 20/08/09 sendo que a vencedora será informada até 31/08/09.
    Obrigada pela participação!
    Bjs e até breve,
    Solange

    ResponderEliminar
  2. Solange, decidi participar no seu desafio:

    Quando se inicia o processo de congelação, a água expande-se, e é importante que a congelação seja rápida e com muito baixas temperaturas, o que geralmente não acontece em casa.
    Se as temperaturas de congelação forem muito baixas, a água intrínseca dos alimentos forma pequenos cristais de gelo. Se a congelação for lenta,ou seja, a temperaturas menos inferiores, caso dos frigorificos caseiros, formam-se grandes e pontiagudos cristais de gelo, danificando as paredes celulares. Após a descongelação, os alimentos perdem a sua água intrínseca, tornando-se mais secos e fibrosos, devido ao dano da parede celular das células.

    freitas.silvia@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Agradeço, antes de mais, a enorme adesão que surpreendentemente se fez sentir neste desafio que lancei neste artigo.
    Gostaria também de pedir imensas desculpas pelo atraso na divulgação da vencedora, justificado pelo elevado volume de trabalho que a recente edição dos Menús BabySol tem exigido da Equipa BabySol.
    Assim, a vencedora deste desafio é a Silvia Freitas, cuja resposta publicámos em cima.
    Ficámos pois na expectativa que usufrua do seu prémio brevemente :-)
    Bjs e obrigada a todas pela vossa participação e ... interesse nos workshop's BabySol!
    Solange Burri

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!