Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Como fazer a sopa do Bebé?

Bem, este é o preço que eu pago por informar devidamente, e de uma forma contínua, as seguidoras de BabySol® ... depois o nível de exigência das perguntas formuladas aumenta...uff...uff... Fico satisfeita...pois aumenta, sobretudo, o nível de qualidade também!
Uma vez mais recorro aos seus conhecimentos e experiência para esclarecer algumas dúvidas. Já por várias vezes vi referido em artigos seus (e não só) que se deveria utilizar apenar 1 legume verde por sopa. Não questiono tal recomendação, e costumo respeitá-la nas sopinhas que faço, apenas tenho curiosidade em saber qual a razão. Consegue explicar-me? A questão seguinte tem a ver com o que é que se considera um legume verde... O alho francês, por exemplo, é legume verde? E as courgettes? (Mamã Joana)
Relativamente à sua questão, passo a explicar:
1 - Numa fase de desenvolvimento palativo, as crianças aprendem a distinguir os sabores, reconhecendo o sabor individual dos bróculos, do alho francês, da alface, etc. permitindo, deste modo, que os pais avaliem as suas preferências e possam, deste modo, favorecer mais o seu consumo, mascarando até aqueles que não gostarão...subtilmente, claro!
2 - É mais fácil para, nas fases de diversificação alimentar, em que se pretende avaliar o impacto (sensorial ou nutricional) de um novo alimento na dieta infantil, se detectarem alergias ou outro tipo de intolerâncias alimentares;
3 - A sopa ao adquirir um sabor individualizado permite também uma maior rotatividade de sabores o que cansa menos a criança. Deste modo é possível despoletar desde cedo na criança o interesse por este alimento tão importante que permaneça ao longo da sua vida;
4 - Aumenta a digestibilidade da sopa no organismo retirando-se daí um maior rendimento nutricional e desfavorecendo a absorção de outros nutrientes menos interessantes (ex. gordura saturada);
5 - Impede a interacção entre si dos compostos fitoquímicos que os legumes possuem que, existindo em simultâneo na sopa, poderão diminuir ou até exacerbar desfavoravelmente a sua acção no organismo.
A questão do alho francês, a courgette ou até a couve flor serem considerados legumes verdes, na minha opinião, prende-se com 2 perspectivas:
a) A importância de oferecer 1 legume verde na sopa, relacionado com o seu teor mais elevado em cálcio e ferro, tão importante na vida da criança porque oferece robustez ao sistema imunitário;
b) A ideia de oferecer a sopa com um sabor em particular, suportado por uma base com 3 legumes de sabor mais neutro, porque foram adicionados em menor quantidade. Assim, acho que o alho francês, a courgette, a couve-flor podem ser considerados "legumes verdes" quando adicionados à sopa em maior quantidade confirando à sopa o seu sabor característico.
Uff...uff ...acho que consegui. E você... tem alguma dúvida para resolver?
Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação
Receba as actualizações do Portal BabySol®:

Introduza o seu email:


Email

Siga BabySol® nas Redes Sociais:

3 comentários:

  1. Eu tenho uma dúvida ;) Também sobre legumes. Aqui vai ela: para congelar repolho sigo as mesmas instruções que me deu para os espinafres?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Olá Caracoleta,
    Obrigada pela sua participação no Blog BabySOL.
    Sim, todos os legumes antes de serem congelados devem ser previamente branqueados. Encontra as instruções para isso aqui:

    http://solangeburri.blogspot.com/2008/03/dvidas-de-mms_29.html

    Espero ter ajudado.
    bjs e fique por perto,

    Solange Burri

    ResponderEliminar
  3. gostaria de saber o que sao considerados como legumes verdes, vermelhos e brancos(amarelos) tenho um bebe de 5 mese, faço as sopinhas dela em casa e não tenho muitas variedades de legumes por nao ter certeza sobre as cores dos legumes. mande resposta por favaor para o e-mail: sillac@bol.com.br
    obrigada Silvana Lacerda

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!