Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Consumo infantil de açucar - geleias e compotas?

No seguimento do artigo que colocou sobre a restrição do mel na dieta infantil, fiquei com a seguinte dúvida:
- Com a abundância de frutas e legumes desta época estava a pensar fazer alguns doces e conservas, mas fiquei com alguns dúvidas. Quais as medidas que devo tomar? (Mamã P.)

Sem dúvida, na minha opinião, deve tirar o melhor partido da abundância de legumes e fruta que tem à sua disposição, e realizar doces e conservas, no máximo da sua maturação, quando o seu teor nutricional é mais elevado!
Por outro lado, também é um facto que o açucar é um fantástico preservante e que deve estar numa quantidade adequada capaz de promover um ponto de açucar forte para assegurar, não só a máxima textura e consistência, mas também para cumprir o seu papel de preservar por um longo período de tempo, a conserva/compota onde é incorporado.
Claro que compreendo que as suas razões se prendem com o consumo de açucar, que deve ser o menor possível, sobretudo nas crianças. Mas não se esqueça: tudo passa por um equilíbrio, quando falámos de alimentação.
Lembre-se que estará também a oferecer açúcar com "valor acrescentado", livre de gorduras insaturadas e/ou aditivos. Além disso estará a promover, indirectamente, o consumo de legumes (ex. compota de tomate) e fruta.
Por isso, pode oferecer de vez em quando, ao pequeno-almoço ou lanche, em tostas ou pão, desde que acompanhe moderadamente com outro alimento, como o leite, e alterne com queijo ou fiambre magro, por exemplo.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:

Quantidade ideal de cálcio/dia para o Bebé?

Pequeno-almoço para o Bebé: o que oferecer?
Que cereais oferecer às crianças?


Receba as actualizações do Portal BabySOL® no seu email:

Introduza o seu email:




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!