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quinta-feira, 13 de agosto de 2009

GRIPE: Alimentação para diminuir os riscos!

A incidência, e o aumento do nº de casos reportados de Gripe (H1N1), tem aumentado de dia para dia. Todos estámos alarmados e na expectativa que, esta epidemia, não comprometa a nossa saúde e a dos nossos... Por isso, considero relevante a publicação, hoje, de um artigo sobre este assunto, esperando que o texto que a Thaís Caldeira nos oferece hoje minimize a ansiedade que se instalou...

A alimentação apropriada é uma forte aliada para melhorar o nosso sistema imunológico e diminuir os riscos em contrair doenças, principalmente do sistema respiratório como os diferentes tipos de gripe, resfriados e pneumonia. Com uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e leguminosas, conseguimos garantir um bom funcionamento do organismo e do sistema imunológico.

A vitamina C é uma vitamina com poder antioxidante que estimula a resistência sendo responsável pelo aumento da actividade imunológica do organismo, e pode encontrar-se em fruta crua como citrinos, como o morango, a laranja, o limão, o kiwi, bem como em bróculos e couvem em geral.

O ácido fólico é uma vitamina responsável em auxiliar na formação dos glóbulos brancos (leucócitos), pode ser encontrado nos vegetais verdes escuros, como bróculos, couves, espinafres, feijão e fígado também.

O zinco é um micronutrientre responsável em melhorar a imunidade, está presente em alimentos como a carne, cereais integrais, leguminosas, como o feijão, lentilha, ervilha e grão de bico.

Vegetais como o alho, a cebola, alho-francês e a cebola contém compostos de enxofre, que podem estimular enzimas que inibem o crescimento bacteriano. Estudos têm sugerido que um grande consumo de alho diminui a pressão sanguínea e aumenta a defesa imunológica. Entretanto, os benefícios do alho, em humanos continuam a evidenciar a sua elevada capacidade antibacteriana e antiviral.

Os alimentos probióticos, como o iogurte e o kefir, são produtos que contêm microorganismos vivos que são benéficos para a saúde, são produtos fermentados que permitem que estes micoorganismos cheguem em grande quantidade e vivos ao intestino possibilitando uma reposição da flora intestinal, e consequentemente, diminui o risco de contrair doenças.

Com uma boa Alimentação, qualidade de vida e Higiene pessoal, podemos além de suprir nossas necessidades nutricionais, contribuir para o fortalecimento da saúde e Bem-estar com garantia de uma Boa Saúde, evitando o aparecimento de doenças.


Thaís Caldeira




E-mail
http://www.cidadesaudavel.com.br/

Leia também:

Alimentação em tempos de gripe (E-book FCNAUP)

* Nota BabySol®: é pois, da maior importância, reunir todos os esforços, sobretudo nos grupos de Grávidas, Crianças e Idosos, pois o seu sistema imunitário é mais frágil e susceptível pois a um mais fácil contágio.


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