Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 15 de agosto de 2009

MICROONDAS: Utilização para Bebés...

Sou mais uma recém mamã cheia de dúvidas! Queria colocar-lhe 2 questões:

-O meu menino tem 4 meses e aos 6 meses vou introduzir a sopa na sua alimentação. Vejo que muitas mães congelam a sopa e gostaria de lhe perguntar se os processos de congelação e descongelação afectam o valor nutritivo da sopa.

- Posso recorrer ao microondas para aquecer a sopa que guardo no frigorífico? Estive a ler alguns artigos sobre os malefícios do microondas, nomeadamente e fiquei a pensar que talvez seja melhor aquecer a sopa para o bebé em banho-maria. Qual a sua opinião? (Mamã E., filhote 4 meses).

Repare que nada está completamente provado, relativamente ao microondas, porque hoje em dia a qualidade do ambiente e da alimentação está tão emprobrecida que realmente é difícil reportar malefícios de saúde unicamente para este electrodoméstico.

Além disso, também é reconhecido que há preservação nutricional, quando comparado com outros métodos culinários, pelo que, quero acreditar, que esses beneficios nutricionais nos protejam consideravelmente, se ingeridos continuamente. Na minha opinião, acredito, que possa existir realmente alguma contra-indicação sobre a utilização CONTÍNUA de microondas razão, pela qual, sempre digo que no que diz respeito à alimentação, a única regra que deve predominar é a rotação dos alimentos, suas marcas e suas formas de preparação.

No seu caso, e tendo em conta que o filhote possui uma alimentação muito restrita, aconselho a que aqueça sim no microondas, tendo em conta que irá fazê-lo algumas vezes a partir do fogão, quando fizer a sopa fresca. Afinal, espera-se a máxima rotatividade.

Relativamente à outra questão, de facto não se conhece perda nutricional no processo congelação/descongelação. Acontece sim, perda nutricional pouco significativa, no processo do aquecimento, que para restituir a textura da sopa esta deve ferver, pelo que se recomenda que não deixe ferver em demasia.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:
O microondas: bom ou mau?
Aquecer leite materno no micro-ondas
Micro-ondas: como cozer legumes a vapor?




Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


3 comentários:

  1. eu nem oferecido quero em minha casa o microondas,ainda é cedo para as pessoas se apreceberem dos males que ele vai gerar na sociedade ,mas quando se apreceberem já é tarde.
    é sabido que ele é altamente radioátivo, e isso não vai trazer bons resultados .pelo menos é o que li num papelinho que vinha dentro dum quando o desmontei para arranjar.
    por isso adevirto as mães dos bébes que se saccrifiquem mais um pouco ,e lhes aqueçam as comidinhas no fogão em recipiêntes de inox e os transfiram para o vidro se isso for o caso ..um amigo da saúde..xau

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu estou longe de ser perita na matéria, mas trabalho em ciência e a minha questão em relação ao micro-ondas não tem nada a ver com a questão nutricional, mas com a questão da radiação! Os alimentos aquecidos no micro-ondas ficam quentes porque a energia das micro-ondas entra nos átomos que constituem esse alimento, energia essa que quanto a mim pode ser transmitida de átomo para átomo e quando esses alimentos chegam ao estômago essa radiação é inevitavelmente transmitida aos átomos constituintes do organismo. Que isto não tenha importância num organismo adulto, tudo bem, mas no organismo de um bebé........ Já perguntei a N médicos, todos me dizem que posso usar, mas quanto eu ponho a questão em termos científicos ficam todos a "patinar" sem saber o que dizer... Eu micro-ondas para o meu bebé não uso e proibi terminantemente qq pessoa da familia de o fazer. Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém!

    Alexandra Amaral
    xana2000_2000@yahoo.com

    ResponderEliminar
  3. Nossa! Com mais de 50 anos de idade e dúvidas até hoje sobre a existência ou não de malefícios do microondas, já era pra ter muita gente mal por aí. Principalmente nos EUA onde tudo é elétrico.

    Eu prefiro tudo dosado. Um pouco de cada coisa. Pois o sabor das comidas feitas no fogão não têm comparação com as feitas em microondas. até mesmo pipoca. rsss.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!