Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Leite com Fruta: sim, não, talvez...?


A minha filhota de 18 meses desde os 12 que deixou de querer beber leite seja de vaca, em pó ou de soja. A única maneira de beber é se misturar fruta e ou bolachas, ainda não experimentei com chocolate, não sei se deva, essa é uma das minhas questões.Costumo misturar 200ml de leite com uma banana e duas bolachas mas gostaria de saber outras combinações, será que me pode ajudar? (Mamã P., filhota 18 meses)

Se por um lado se deve restringir o mais possível o consumo de açucar, por outro lado deve ser estimulado o consumo de alimentos na sua forma original assim como garantir a ingestão diária de cálcio, nestas idades.

De acordo com o que relata, eu aconselho o seguinte:

1 - Apesar de existir alguma resistência, deve insistir delicadamente na ingestão do leite de vaca na sua forma natural. Para isso, sugiro que vá removendo subtilmente as bolachas que habituou no leite e depois a banana, total ou parcialmente, até que a criança beba o leite normalmente. Este processo pode ser demorado e até não o conseguir totalmente. Mas tente, pelo menos reduzir, o mais possível, a bolacha. Afinal o leite já contém o açucar natural na forma de lactose;

2 - Dar leite com fruta é sempre uma opção mais saudável, estimulando o consumo quer do leite quer da fruta. Por outro lado, a banana confere ao leite uma textura cremosa difícil de conseguir com outra fruta. Sugiro que mantenha a banana, reduzindo a sua quantidade e podendo complementar com pêra, maçã, pêssego, etc. Não utilize fruta muito ácida pois não será do gosto do bebé e se em quantidade significativa poderá talhar o leite também;

3 - Evite o mais possível a adição de chocolate, ou outros melhorantes do leite, ou até leite de crescimento. Faça por implementar estas medidas ANTES que a filhota se torne MESMO (!!) mais selectiva, o que acontece por volta dos 24 meses de idade..depois o processo pode ser bem mais difícil...

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:
Fruta crua ou cozida?
Leite gordo ou meio-gordo?


Siga BabySol® nas Redes Sociais:




Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


5 comentários:

  1. Olá!
    Não sei até que ponto será essencial o leite de vaca... Obviamente que as crianças deverão ter fontes de cálcio, mas o leite nem é dos mais ricos, ao que parece, podendo ainda despoletar alergias e intolerâncias. Não seriam iogurtes ou queijos um bom substituto? Eu quando era pequena também não gostava de leite. Tolerava-o quando bem frio e quando batido com a varinha mágica com meia colher de café de canela em pó e uma raspa de limão... Nestas idades será que já se pode dar canela?
    cumprimentos, m.

    ResponderEliminar
  2. Olá Moya
    É verdade que o leite não é de facto, dos alimentos mais ricos em cálcio mas, é na sua ingestão que se verifica o aproveitamento máximo deste mineral no organismo, devido ao equílibrio excepcional que tem com o fósforo, igualmente presente e que facilita a sua absorção. Portanto, sim, e sobretudo nas idades mais precoces e para permitir a adequada formação da placa dentária e esqueleto osseo, é importante assegurar a ingestão diária de leite, e também pela riqueza biológica da sua proteína.
    Acho que a partir dos 18 meses é seguro dar canela e acho até interessante esta dica que também desvia a adição de açucar! Obrg por isso e pelo comentário também!
    Bjs e fique por perto!
    Solange

    ResponderEliminar
  3. Obrigada eu! Tenho aprendido muito com o seu blogue!
    Eu tenho uma menina de 5 meses e meio e ainda estou a amamentá-la em exlusivo. Vou introduzir os primeiros alimentos em breve mas, se eu conseguir e enquanto a minha filha o desejar, tenciono manter a amamentação de forma complementar pois penso que o meu leite será melhor que o da vaca... Muuuu! Hehe!

    ResponderEliminar
  4. Olá Moya :-)
    Eu acredito que no momento de parir, sobretudo se se tratar de parto natural, a mulher se reconhece como uma fêmea na sua essência animal. Mas, realmente, se esse sentimento não se fizer sentir até então, quando chega a hora de pôr a maminha de fora, mais não somos do que fêmeas leiteiras...Muuuuuuu!
    Mto bom o seu comentário!E sim, sim, sim, o melhor leitinho para a sua cria é sempre o da mamã, em qualquer faixa etária, em qualquer raça mamífera, em qualquer lugar do planeta! Parabéns por estar a amamentar! Força nisso!
    Bjs
    Solange

    ResponderEliminar
  5. Oi solange eu estou a transitar de leite a minha filha ela o leite em po ja nao o bebia mt as vezes so bebia 90 ml e como sabes ela ja tem 1 ano.
    Para k ela beba 200 ml por dia tenho k por uma colher de papa e bom ou nao.
    Agora k comprei leite para 1 ano para experimentar o k e o melhor para a minha filhota?
    Obrigado por estares desse lado iolanda...

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!