Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

RECEITA DO BEBÉ - Bases de Sopa

São várias as mamãs que procuram BabySol®, não só para colmatar dúvidas inerentes à elaboração da sopa, mas também para procurarem ideias que estimulam a sua diversificação diária contribuindo para a tão famigerada rotatividade de sabores e nutrientes.
Por isso, hoje vamos falar de bases, bases para a sopa, diferentes bases que fazem cada sopa única.

Base de Batata (a partir dos 4 meses)
3 Batatas médias; 1 cebola pequena.
Base de Batata doce (a partir dos 4 meses)
2 batatas médias; 1 batata doce; 1 cebola pequena.
Base de Abóbora (a partir dos 4 meses) para OBSTIPAÇÃO
3 batatas médias; 1 fatia de abóbora; 1 cebola pequena.
Base de Cenoura (a partir dos 4 meses)
3 batatas médias; 2 cenouras; 1 fatia pequena de abóbora
Base de Courgette (a partir dos 4 meses)
3 batatas médias; 1 courgette média; 1 cebola pequena.
Base de Arroz (a partir dos 4 meses) - para a DIARREIA
1 batata média; 3 colheres (sopa) arroz carolino; 1 cenoura.
Base de Chuchu (a partir dos 4 meses)
3 batatas médias; 1 chuchu; 1 cebola pequena.
Base de Nabo (a partir dos 10 meses)
3 batatas médias; 1 fatia de abóbora; 1 nabo pequeno.
Base de Leguminosas (a partir dos 10 meses)
2 batatas; 2 colheres de sopa de leguminosas cozidas (ervilhas, feijão, lentilhas); 1 cebola pequena.

Como fazer:
1 - Se pretende juntar carne ou peixe: cozer a carne em pedaços pequenos durante 30 minutos juntando depois os legumes que entretanto preparou e cortou em pequenos pedaços, juntando eventualmente um pouco mais de água. O peixe deve cozer à parte e a água da sua cozedura só deve ser aproveitada após ter sido cuidadosamente coada por um passador fino. Se o Bebé não aprecia muito a sopa com peixe não acrescente a água da sua cozedura.
2 - Deixe cozer os legumes em lume brando, e tapado, durante 15 minutos. No caso da Base de Arroz, pode acrescentar o arroz à sopa juntamente com os legumes;
3 - Incorporar na lista de ingredientes das bases, o legume "verde" que se pretende destacar no sabor. Escolha apenas um! Pode ser: alho francês, bróculos, agrião, couve-flor, espinafres, couve branca, vagem..., desde que aprovado pelo pediatra. Se quiser destacar um dos legumes aconselhados para a base (ex. Creme de Cenoura, então acrescente a cenoura em maior quantidade (2) e introduza outro legume para a base, como seja um pouco de abóbora, que neutraliza o efeito obstipante da cenoura.
4 - Retire do lume, deite o azeite (1 colher café/dose) e passe com a varinha mágica. Ajuste a textura, se necessário, com um pouco mais de água.
5 - Pode acrescentar um dentinho de alho, de 3 em 3 sopas que prepara, a partir dos 5 meses.
6 - Pode juntar uma erva aromática a partir dos 8 meses, deitando apenas 5 minutos antes da sopa estar pronta.
7 - A partir dos 8-10 meses deve tornar as sopas mais ligeiras para permitir apetite para o 2º prato. Igualmente deve passar menos a sopa, deixando pequenos pedacinhos do legume "verde". Pode também acrescentar 1 colher (sopa) de arroz, ou massinhas, que deve cozer à parte.
8 - Pode preparar as bases de sopa, sem carne ou peixe, e congelar, em doses individuais durante 3 meses. No próprio dia junta o legume "verde", que cozerá à parte, e a carne ou peixe ou gema de ovo e o azeite.
9 - Deste modo garante que terá sopas sempre diferentes, ao longo da semana.

Bom Apetite Bebé!

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Pretende receber os Menús de Receitas para Bebés? Contacte-nos para mais informações!


Leia também:

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:
Introduza o seu email:

8 comentários:

  1. Adoro as tuas dicas...
    será k um dia destes n podes fazer um post só com as dicas? :-/
    é k eu acho-as importantes, mas volta e meia esqueço-me delas.
    se as tivesses aki dava pra ir pesquisando ;)

    ResponderEliminar
  2. Obriga XuXu pela tua sugestão...apesar de se ter criado esta modalidade para convidar as pessoas a visitarem diariamente BabySol considerámos aceitar a tua sugestão: o resumo das dicas será publicado todas as 6ª feiras, já a partir da próxima semana...
    bjs e fica por perto!

    Solange

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Gosto muito do seu blog!
    Mas tenho uma dúvida; os legumes verdes cozidos à parte não perdem propriedades e vitaminas?
    Não se pode congelar a sopa com os legumes verdes?
    E com a carne?

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra
    Obrigada pelo seu comentário e... participação!
    Os legumes, cozidos na sopa, ou à parte desta, perdem sempre propriedades. A questão é se a água onde ocorre essa perda é aproveitada para consumo , ou não. Por isso, nesta 2º possibilidade, deve sp aproveitar-se alguma desta água. Excepção é feita para a cozedura de espinafres, devido à sua riqueza em nitratos.
    Pode, e deve, congelar-se a sopa, sem perigo de perda nutricional. Preserva melhor os legumes, se forem congelados dentro da sopa assim como a carne. Contudo, sopa com carne é mais perecível, por isso recomendo no máximo 2 meses de congelação para sopa com carne e 3 meses para sopa só com legumes.
    Espero ter ajudado.
    Bjs e fique por perto!
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Sigo o seu blog desde a gravidez e agora que o meu bebé já tem 5 meses, tendo sido amamentado em exclusivo até aqui, começo a ter que pensar na fruta e sopa (indicações do pediatra). As suas receitas de bases de sopas são óptimas! E as dicas e conselhos também! A minha questão é a seguinte: como quero fazer sopa para congelar, preciso de pensar em quantidades: as que refere nas suas receitas de bases de sopa são para que quantidade de água/sopa final? Obrigada. Mamã Cláudia

    ResponderEliminar
  6. Olá Claudia,
    Eu diria que estas quantidades de alimentos são atribuidas a cerca de 2-3 doses de sopa, tendo em conta sobretudo a textura mais ou menos consistente, factor que depende da preferência do bebé mas tb da sua faixa etária... Não esqueçam: a partir dos 8-10 meses façam sopas ligeiras para começar a induzir o apetite pelo 2º prato...!
    Espero ter ajudado e obrg pela participação!
    bjs e fique por perto!
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  7. ola td bem? sou a Helena, mae de trigemeas de 1 ano e 9 meses. as minhas meninas sempre tiveram problemas para comer, e preciso insistir muito para elas se aluimentarem. sou uma mae mt zelosa e por isso tento sempre incrementar novos alimentos na dieta delas, principalmente variedade de sopas, porem sempre que elas sentem pedacinhos de legume, carne ou peixe na sopa rejeitam na hora, kerem td triturado.o que devo fazer? uma das minhas meninas anda com uma tosse persistente, ja fomos varias vazes ao pediatra e receita xaropes. tou cansadav de agredior o organismo del com quimicos. tem alguma receita caseira que seja eficiente. POR FAVOR ME AJUDEM. Obrigada. bjx

    ResponderEliminar
  8. Ola
    Penso que a aquisiçao dos Menus BabySOl poderia ajudar em propostas culinarias interessantes para a miudagem...

    bjs e desculpe o atraso, ou falha na plataforma blogger para o envio de comentarios.

    Solange Burri

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!