Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sopa do Bebé com batata...sempre?

Quando me contactaram sobre esta questão, logo me preocupei com a adaptação da dieta familiar à dieta do Bebé pois o que poderia vir a acontecer, neste caso, era precisamente o contrário: a mamã fazer sopa muito ligeira para si, e restantes membros da família, mas neste caso desadequada para o Bebé...

Gostava de perguntar porque que razão todas as bases de sopa indicadas no post "Bases de Sopa para o Bebé" levam batata na sua constituição...Afinal os médicos estão sempre a recomendar que se reduza a quantidade de sopa na sopa...pode esclarecer-me? (Mamã T.)
A batata é rica em hidratos de carbono, neste alimento, na forma de amido, que apresenta uma densidade calórica significativa a ter em conta em dietas de emagrecimento, para adultos. Razão pela qual os médicos dizem para reduzir a sua incorporação mas... os pediatras não dizem isso! Antes pelo contrário!
Portanto, na hora de fazer a sopa do bebé, é importante incorporar neste alimento, ingredientes que respeitem as suas elevadas necessidades energéticas face ao acelerado desenvolvimento em que se encontram.
Além disso, a batata confere à sopa uma cremosidade muito ao gosto do Bebé e necessária também para aumentar a sua preferência por este alimento e o ajudar, também, na aprendizagem de texturas cremosas, mais atractivas e mais fácil de engolir. Por isso, sopa para o bebé com batata, sopa para a mamã com menos batata e mais legumes. Combinado?
Estou convencida que, mesmo em bebés obesos, a redução de batata possa ocorrer mas com controlo pediátrico sempre...afinal o bebé precisa e se não tiver vai procurar noutro alimento...pão? bolachas? O que também não é favorável...pensem nisso!

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:
Crianças com fome, insatisfeitas
Azeite na sopa do bebé?

Receba as actualizações do Portal BabySOL® no seu email:

Introduza o seu email:




3 comentários:

  1. Olá Doutora! obrigada pela sua resposta ao meu pedido de ajuda com a alimentação do meu filhote! estou consciente da importância da sopa nas suas refeições, aliás cá em casa existe sempre pois é a minha eleição à noite para mim própria e para a minha avó que vive cá em casa. Tento fazer sopas diferentes e por vezes faço cremes e outras deixo em pedacinhos mas qualquer tipo de sopa é logo recusada por ele! faz birra, vira o prato e como nem se senta para comer é difícil mesmo...no infantário nunca come toda mas sempre lhe vão dando alguma...
    será que pode sugerir algumas dicas que torne menos penosa a hora da refeição? O meu filho mais velho sofre de hiperactividade e por isso nunca fazemos refeições típicas (por exemplo todos á mesa...)acha que poderá ser essa a causa? e dado que eles são irmãos e vivem na mesma casa, como posso fazer para as atitudes do mais velho à refeição não servirem de exemplo ao mais novo?
    Mais uma vez obrigada pela ajuda

    ResponderEliminar
  2. Olá Dra,
    Tenho uma duvida enorme,o meu bébé está com 19 meses e têm 12.500kg e 82 cm,ele de manhã toma um biberon de 240ml de leite Aptamil junior e ao lanche um iogurte ou uma papa de cereais,muito raramente lhe dou o biberon ao deitar porque por vezes ele acorda por volta das 17h ou 18h e janta por volta das 20h ou 20.30.Acha que estará ele a tomar pouco calcio?Ando um pouco triste pois quando vou ao centro de saude as enfermeiras dissem que ele têm pouca altura para o peso.Será falta de calcio?
    obrigada
    sds

    ANA BELA

    ResponderEliminar
  3. ola dr a minha menina tem 10 meses e pesa 10.200 e ta com 64cm ela esta bem para a idade a nivel de peso e altura?

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!