Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 23 de agosto de 2009

Sopa do Bebé - mudar as texturas?

No seguimento do post anteriormente publicado "Como fazer a sopa do Bebé", surge esta dúvida associada às dificuldades sentidas na transição para a dieta da família. Tomem nota:

Tenho uma menina de 16 meses e ainda não consegui introduzir-lhe a nossa comida. Dou-lhe primeiro a sopa e depois quase não come mais nada. Será que a sopa é muito pesada? Ainda adiciono carne e peixe. E normalmente coloco mais do que um legume verde.

Gostaria de saber tambem porque que se deve cozinhar as massinhas para a sopa a parte? Eu adiciono sempre enquanto faço a sopa. Que quantidade devemos colocar de massinhas na sopa? (Mamã S., filhota 16 meses)

Respondendo às suas questões:

1 - Para que a filhota se adapta à vossa alimentação deve realizar a transição com a mudança para texturas mais granuladas, com purés, açordas, etc.

2 - A sopa, nesta fase, deve de facto ser bem mais ligeira: menos espessa, menor quantidade, sempre um único legume verde para não cansar e individualizar o sabor, para permitir apetite para o 2º prato;

3 - As massinhas, na fase de transição, devem ficar inteiras na sopa. Se as cozer depois da sopa passada estará a sobrecarregar a cozedura dos legumes e a diminuir a sua riqueza nutricional. Sim?

4 - Outro aspecto, por vezes descurado, quando se pretende realizar a transição alimentar, é a necessidade natural de reduzir as elevadas quantidades de leite que o bebé se habitou, desde que nasceu, a ingerir gradualmente. Após os 12 meses, a ingestão de leite deve ser parcialmente reduzida para dar lugar a outros alimentos, igualmente importantes do ponto de vista nutricional, nomeadamente ao pequeno-almoço e que, muitas vezes, estão na origem da "falta de apetite" ao almoço.

5 - A quantidade de massinhas que deve adicionar, varia em função da quantidade da sopa que fizer, mas estima-se cerca de 3 colheres de sopa para uma panela grande parece-me suficiente.

Portanto, deve assegurar uma sopa mais ligeira, uma transição nas texturas e pratos atractivos da dieta familiar que estimulem o seu interesse.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Leia também:
Plano alimentar 4/6 meses
Plano alimentar 6/8 meses
Plano alimentar 8/12 meses
Plano alimentar 12 meses em diante


Siga BabySol® nas Redes Sociais:




Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!