Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 24 de Outubro de 2009

Iogurte para o Bebé...está frio?

Venho colocar uma pergunta que ja há muito tempo ando para fazer mas agora com a aproximação do Inverno, tenho mesmo necessidade de fazer: o meu menino gosta muito de iogurtes mas tenho um senão... é que quando os tiro do frigorifico para lhe os dar ele começa sempre de inicio a fazer uma careta e a arrepiar-se de estarem tão frios, o que acha que devo fazer, quanto tempo antes posso tirar do frio, quanto tempo aguentam sem frio, ou posso aquecê-lo um pouco no microondas? (Mamã H.)


Sim, esta é uma situação que acontece frequentemente e deve ser considerada na altura de dar o iogurte ao Bebé. Afinal o Bebé rejeita não só alimentos muito ácidos mas também frios, o que o desagrada.

Por outro lado, o iogurte é um alimento "vivo", contendo na sua composição bactérias lácticas, de interesse próbiotico, que se sujeitas a oscilações de temperatura, perdem viabilidade e não cumprem, depois, o benefício que se espera.
Assim, é de todo importante que realize, sempre, este processo de retirar o iogurte do frio, apenas antes do seu consumo, retire a tampa, se for metálica, leve ao microondas e aqueça ligeiramente o iogurte durante NÃO MAIS de 10 segundos, potência máxima. Deste modo, não há dano significativo nas bactérias lacticas e a temperatura está mais favorável para agradar o bebé.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:
Os iogurtes pequenos: sim ou não?
VOU PRESA: 2º produto a abater - O iogurte que não precisa de frio!
ALERTA: Sair de casa com alimentos para o Bebé
Receita do bebé: Como fazer iogurte em casa?
Leitura do rótulo: o açúcar
Guardar o iogurte...posso?
Iogurte caseiro e o açucar
Amamentação e a introdução de outros leites


Receba as actualizações do Portal BabySol®:

Introduza o seu email:

Email

Siga BabySol® nas Redes Sociais:





3 comentários:

  1. Passando o iogurte para 1 recipiente, ou aquecendo directamente? Não há perigo de derreter o plástico, ou passar algum componente + nocivo deste para o iogurte?

    ResponderEliminar
  2. Olá Raquel,
    Obrigada pela sua participação e comentário!
    Não há problema nenhum, afinal 10 segundos, na potência máxima não dá tempo para acontecer nada, a não ser amornar o iogurte.
    Sem problemas.
    Beijinhos e fique por perto!
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  3. ola gostei de saber que posso aquecer o iogurte 10 segundos porque,antes eu tirava uma hora antes de dar os meus filho,muito obrigada.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!