Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Receita do Bebé: Açorda de Carne Assada


Stop! Stop! Sim, mamã, se tem um filhote com mais de 8 meses, eu falo para si... Stoooooooooop!

Chega de fazer comidinhas separadas...para o bebé e para a família também...chega! Há que ser dinâmica, agilizar na cozinha e preparar comidinhas rápidas, que satisfaçam as especificidades nutricionais do Bebé, as exigências sensoriais da restante família, deixando todos contentes...principalmente a mamã, pois claro...que ainda faltam as roupas, os banhos, a limpeza, o trabalho, as compras, as..., as..., o pai,...a tia, ...etc, etc. Uff, etc!

Por isso, e porque constato alguma insegurança por parte das mamãs em concretizar esta proeza, deixo aqui a descrição de uma das receitas constantes no Menú 8/12 meses. Tomem nota:

Açorda de Carne Assada
(A partir dos 8 meses)

1 dente de alho; 1 pão pequeno do coração (sem sal e de véspera); 1 pezinho de salsa ou coentros; 1 fio de azeite; 50 g de carne assada desfiada.

1 - Começar por fazer um leve refogado com o alho picado e o azeite.
2 – Juntar um pouco mais de água e deitar o pão em pedaços, tapar e deitar cozinhar um pouco para que a água do refogado seja absorvida. Não deite muito pão nem água, vá ajustando. É importante que a quantidade de pão seja proporcional para a quantidade de água adicionada, para que a açorda fique húmida. Ajuste se necessário com um pouco mais água.
3 - Deixe cozinhar até o pão estar bem humedecido, em lume brando.
4 - Temperar com a salsa picada e deixe cozinhar mais 5 minutos. Acrescente a carne assada, sem molho, e mexa.

Desligue o lume. Deixe arrefecer um pouco, passe ou migue de acordo com a idade e preferência do Bebé.
Para a restante família, a carne assada com batatinhas que entretanto cozinhou no fogão, ou no microondas conforme sugeriu o anterior Menú +12 meses.

Dicas para esta receita:

Nota 1: Tenha o cuidado de juntar apenas uma pequena quantidade de erva aromática para não camuflar o sabor do legume principal e junte no final da cozedura, para tirar o máximo partido! Importante também saber que, nesta idade, não pode usar todas as ervas aromáticas pelo que só a salsa, coentros, hortelã, funcho, salva, tomilhos, alecrim, mangericão e manjerona. Restantes só mais tarde, após os 12 meses.

Nota 2: esta receita é ideal para fazer em simultâneo com uma carne assada que entretanto preparou para a Família. Pode igualmente fazer farinha de pau se não tiver pão sem sal, seco.


Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:

Email

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:






Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!