Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sistemas de filtração e purificação de água...são realmente eficazes?

A água, quer seja para beber, reconstituir leite de fórmula e papas ou para esterilizar acessórios ou vidro, continua a ser um tema pertinente que merece muitas dúvidas por parte das Mamãs. E com razão!
Por isso, aproveitei esta dúvida para esclarecer este assunto...

Foto gentilmente cedida por k.monica


Gostaria de lhe colocar uma questão sobre os purificadores de água domésticos disponíveis no mercado. Nós instalámos um recentemente e uma das coisas que o sr. referiu quando fez a apresentação do produto foi que o mesmo esterilizava a água, não sendo, portanto, necessário fervâ-la para dar aos bebés. O meu filhote tem 17 meses e como existem casos de alergias na família, confesso que fico sempre apreensiva quando ouço estas coisas. Antes de ter acesso ao seu blog, fervia sempre a água engarrafada. A água da torneira da minha zona - Peniche - tem imenso calcário e sabe muito mal, daí termos optado por um sistema deste tipo. Qual é a sua opinião? (Mamã M., filhote 17 meses)

Existem 2 abordagens que devem ser aprofundadas na sua dúvida:

- A componente microbiológica da água: a qual pode ser removida, só a nível de bactérias e nunca a nível de vírus, devido ao filtro de membrana que este tipo de aparelhos possui apresentar apenas porosidade para reter microrganismos de dimensão superior, embora microscópica, como as bactérias. Este terá sido o aspecto a que se referiu o vendedor, dizendo que a água era esterilizada nestes aparelhos. Contudo como já referi, apenas a nível de bactérias, portanto não assegurando uma esterilização completa só possível por acção de métodos mais efectivos e capaz de causar problemas se a água existente for de qualidade duvidosa.
- A componente química: da qual se queixa, devido à "dureza" da água que possui na sua localidade. A extracção mineral pode também ocorrer, com elevada eficácia, nestes aparelhos mas depende sempre do teor em minerais presente na água e a eficiência do aparelho, em questão. Pessoalmente desconheço a eficácia deste aparelho face a qualidade da sua água e às características individuais dos diferentes minerais envolvidos na mineralização dessa água.
Assim, apesar do seu filhote já ter 17 meses MAS apresentar, contudo, historial de alergias e também propensão a isso, face ao historial dos pais, eu não aconselho este tipo de água para o filhote. Porque, de facto, a higienização microbiológica e química da água não é completa e, além disso, à medida que os filtros vão ficando usados, esta eficiência diminui ainda mais, mesmo antes de alterar as propriedades sensoriais da água, que o consumidor facilmente detecta.

Assim, se realmente este tipo de aparelho existe na sua casa, informe-se devidamente qual a periodicidade de substituição dos filtros em função da qualidade de água que possui pois pode inviabilizar a sua manutenção pelos preços excessivos dos filtros. Além disso, importante salientar que a importância da qualidade da água deve sempre ser assegurada, e com cuidados acrescidos, quando o seu consumo é realizado por crianças, idosos e pessoas doentes.

Acho que este post podia ser incluído num daqueles da série VOU PRESA, não acha? Afinal, considero, que em alguns casos, a medida mais sensata seja utilizar água engarrafada, pouco mineralizada, a qual não precisa de ser fervida e oferece os minerais, também necessários!

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


2 comentários:

  1. A OMS recomenda que se ferva também a água engarrafada. Esta recomendação vem mencionada num documento acerca da segurança alimentar na preparação de leites de fórmula.

    ResponderEliminar
  2. Ola,
    Obrigada pelo comentario.
    Se por um lado, a fervura concentra os minerais presentes numa agua tornando-o mais mineralizada o que compromete a sua acçao no organismo se utilizada para reconstituir leites de formula, por outro lado existem Paises terceiros onde o controlo de qualidade de agua podera nao ser tao rigoroso. Parece-me uma medida de precauçao nesse sentido.
    De qualquer modo, e se tiver em mente qual e esse documento, gostaria de lhe pedir que mo enviasse para me servir de referencia, em conselhos futuros.
    Agradeço a sua participaçao.
    Ate breve,
    Solange Burri

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!