Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 29 de novembro de 2009

Azeitonas para consumo infantil?


A minha questão tem a ver com o facto da minha filha (2 anos e meio) gostar muito de azeitonas. Dou-lhe de vez em quando, em pequenas quantidades, tendo o cuidado de retirar o caroço das azeitonas mas fico na dúvida se, mesmo em pequenas quantidades, será adequado ou não. Agradecia imenso se me pudesse esclarecer esta dúvida (Mamã N., filhota 2 anos).

Esta pergunta mereceu uma pesquisa aprofundada pois todos sabemos que deste fruto é extraído o azeite com excelentes propriedades para o organismo mas relativo à sua aplicação na alimentação infantil não existem quaisquer directrizes.
Os estudos encontrados evidenciam que é benéfico que as crianças consumirem azeitonas aquando há controlo do aporte de sal que este alimento veicula desfavoravelmente. Significa, portanto, que a criança poderá ingeri-las, à precaução sem caroço, e de preferência bem demolhadas.
As azeitonas são muito ricas em ácido oleico, que fortalece o aparelho cardiovascular e o sistema nervoso, proporcionando também aminoácidos necessários e indispensáveis para a formação de proteínas. Contêm potássio, vitamina E (com elevado poder anti-oxidante), cálcio, fósforo e carotenoides.
Curiosamente, as azeitonas verdades apresentam menor teor de gordura ( cerca de 12% aprox, enquanto as pretas podem conter 30%). Por outro lado, as azeitonas pretas contêm mais ácidos gordurosos omega 6 sempre que sejam maduradas naturalmente. Recomenda-se então o seu consumo moderado, mas com interesse, podendo também ser apresentadas em pasta, como apretivo, para as crianças muito pequenas.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Email

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



2 comentários:

  1. Mas que artigo interessante... a minha filhota (19 meses) já tentou por várias vezes provar azeitonas (ela acha parecidas com as uvas que adora...), mas eu nunca a deixava por causa do sal. Vou então experimentar a lhe dar, depois de bem demolhadas :)

    ResponderEliminar
  2. Minha filha ama azeitona come umas 3 por dias. Tem 2 anos e 1 mes. E é dificil evitar pq tenho uma pizzaria em ks... e fica o tempo td pedindo "deitona" rsrsrs.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!