Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 15 de novembro de 2009

Ferver o leite de soja?

Questiono-a sobre o que li numa revista culinária que diz que se deve ferver o leite de soja para eliminar uma toxina existente no grão de soja. Gostaria de saber se é verdade pois costumo usar leite de soja na culinária em substituição do leite normal e nunca o fervi.

Sim, confirma-se que a soja possui na sua composição inibidores de proteases, que não são toxinas no verdadeiro sentido da palavra, mas antes substâncias "anti-nutrientes" e cujo aquecimento (100ºC - 10') irá destruir a sua acção, anulando o seu efeito.

Estas substâncias - inibidores de proteases - impedem a acção das enzimas do sistema gastrointestinal de actuar durante a digestão, e degradar, as proteínas que, implicará uma menor digestibilidade para além de não permitir o total aproveitamento nutricional das proteínas ingeridas nessa refeição.
Portanto o ideal, para obter a máxima rentabilidade nutricional da soja, é aquecer antes de consumir. E este consumo, como tenho dito sempre, deve ser descontínuo para não comprometer o sistema hormonal da criança.

Saliento ainda que, este aquecimento é mais desejável nos alimentos à base de soja não fermentados já que a fermentação no tofu, misú, tempe, reduz bastante esta situação. No caso das sobremesas lacteas - vulgo iogurtes de soja - não existindo fermentação, e se constata a dificuldade para aquecer, deve regrar-se o seu consumo, sobretudo nas crianças mais jovens que possam recorrer a outras fontes de proteína.

Dra. Solange Burri

Consultora em Alimentação


Leia também estes artigos:
ALERTA: Leite de soja para o bebé?

Email

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


1 comentário:

  1. Boa tarde, minha filha tem alergia ao leite de vaca, então estamos tentando adapta-la com o leite de soja, minha duvida seria se ao fazer uma mamadeira com o leite de soja teria algum problema em esquentar o leite quase ate o ponto de ferver, agradeço a atenção, fico no aguardo de uma resposta se possivel, com copia para o e-mail regivaldofd@hotmail.com

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!