Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Que tipo de leite?


Tenho uma filha que fez agora 2 anos, estamos a dar-lhe um Leite comercial variedade "1 a 3 anos", ontem fomos ao Pediatra que nos disse que já podíamos mudar de leite, para a versão Meio Gordo, que este é mais suave e não é tão doce. A nossa dúvida é a seguinte: Fazemos bem em mudar? O leite meio gordo tem as mesmas vitaminas que a variedade enriquecida ou é só uma questão de publicidade? (Mamã S., filhota 2 anos)

Há aqui 3 situações a ter em conta:
- O leite variedade 1/3 anos: leites enriquecidos com vitaminas, sais minerais mas com açucar adicionado para além da natural lactose que já confere um sabor doce a este alimento, resultando portanto num produto com excesso de açucar e que estimula o paladar da criança para esta preferência sensorial... Embora reconheça que, nalguns casos, esta solução será talvez a única para crianças que não bebem outro tipo de leite, e tendo em conta a extrema necessidade de assegurar os níveis de cálcio, a verdade é que seria recomendável que as mamãs fossem diluindo o leite enriquecido com leite convencional até "convencer" a criança ao leite tradicional. Esta situação tem excepções, unicamente aplicáveis, em casos de subnutrição ou outras patologias alimentares que só o pediatra poderá orientar;
- O leite versão meio gordo: leite com menor teor de vitaminas e sais minerais que o anterior, mas se enquadrado numa dieta diversificada que já faça, é recomendável pois evita uma sobredosagem de vitaminas relativamente ao leite anterior se a criança comer de tudo;
- O leite gordo: semelhante ao anterior, mas com mais vitaminas veiculadas pela gordura do leite. Contudo, este leite poderá ser desaconselhado se a criança apresenta um bom percentil de peso.
Portanto, Mamã, não é uma questão de publicidade. É uma questão de diminuir os teores de açucar na alimentação da criança e evitar o risco de sobredosagem vitamínica que é tóxica para o organismo (essencialmente a vitamina A), no caso da criança fazer uma alimentação saudável e equilibrada e portanto recebendo daqui todos os nutrientes que necessita.

Mestre Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:
Alerta: Leite de soja para o bebé?!

Receba as actualizações do Portal BabySOL® no seu email. Subscreva agora a Newsletter BabySOL®.

Email

6 comentários:

  1. e ja que falam de leite... o meu pequeno principe tem 11 meses. AINDA MAMA e e um f� incondicional. ja fui varias vezes criticada por planear continuar a amamentar ate aos 18M. Seraque faco mal?
    outra quest�o... ele acorda todas as noites pelo menos 2 vezes e apena se acalma se lhe der de mamar... sera correcto impedi-lo de o fazer? ele ja tem idade para "aguentar " toda a noite mas... mama com tanta vontade, e seguidinho!!! nem e preciso estar na conversa nem nada... se pegar nele e lhe der o que tanto deseja por ele FANTaSTICO. estarei a criar um "tirano" da mama?

    ResponderEliminar
  2. Olá Pandora: enquanto isso for desejado pela Mamã e Bebé é excelente! Salvaguarde a alimentação complementar, pode ser isso que esteja a impedi-lo de dormir a noite seguida...Aos 11 meses já deveria estar com refeição completa ao almoço e ao jantar, privilegiando sempre a maminha! bjs e obrg pelo comentário!

    Solange Burri

    ResponderEliminar
  3. A minha filha tem 1 ano para lhe conseguir dar um pouco de leite tem k ser com uma colher de papa agora comprei o leite de 1 ate aos 3 anos.
    E melhor dar o leite com uma colher de papa ou dar o leite de 1 aos 3 anos??? Obrigado iolanda

    ResponderEliminar
  4. Olá Iolanda :-)
    Nenhuma das situações é ideal porque:
    a) Incrementa açucar na dieta da criança tendo em conta que o leite já possui naturalmente o açucar lactose;
    b) Mascara o sabor natural do leite.
    Assim, sugiro que gradualmente vá removendo lentamente a papa do leite da criança até que ela o ingira simples.
    Espero ter ajudado.
    bjs e obrg pela sua participação.
    bjs e fique por perto,
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  5. a minha filha tem 5 meses, já faz refeiçoes. ao almoço dou lhe sopa e fruta e ao jantar dou lhe a papa... mas para beber o leite de manha e à tarde é um sacrificio pois ela chora para mamar só costuma mamar entre 70 a 120... com a idade dela já devia mamar muito mais... o que posso fazer para que ela passe a gostar do leite? ou será que posso subtituir por outra coisa? que quantidade de leite deveria ela de ingerir por dia? obrigada

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Relativamente à sua questão parece-me que se trata sobretudo de um desiquilibrio do plano alimentar que possa estar a induzir o desinteresse pelo leite. Contudo poderão existir aqui outras questões a avaliar, de acordo com o seu histórico sobre amamentação e o leite que está a ingerir actualmente.
    Se pretender apoio personalizado na resolução desta situação, contacte-nos por email.
    Obrigada pela sua participação neste Blog e, como costumo dizer, fique por perto!
    Bjs e até breve,
    Solange Burri

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!