Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Teor de cálcio nos leites vegetais...


Gostaria de saber qual a sua opinião sobre a quantidade de cálcio, normalmente presente nos leites alternativos (aveia, milho, espelta,etc.). Não que a minha filha, alérgica à proteína do leite de vaca, apresente falta de cálcio, e claro que existe uma panóplia de alimentos, para ajudarem, mas é uma curiosidade que vou tendo (Mamã V., filhota 3 anos).

Desconheço os teores existentes nas marcas comercializadas dos leites vegetais e digo-lhe porquê:

- Porque, na maior parte dos casos (salvo leite de amêndoa), o calcio adicionado é de fonte sintética e não fazendo parte desta matriz alimentar não será tão facilmente absorvido pelo organismo;
- Porque ao contrário do que acontece no leite de vaca, o equilibrio dos minerais calcio/fosforo não é tão eficaz, comprometendo igualmente a sua natural absorção, portanto acrescida ao ponto anterior, implica que a absorção vá ser muito baixa.

Nesse sentido, aconselho o seguinte:
- Complemente a alimentação com outros alimentos ricos em cálcio como os broculos, o espinafres e o agrião, preferencialmente de produção biologica;
- Faça consumo controlado da soja, alternando sempre os seus produtos com outras origens vegetais. Atingindo determinada concentração no sangue, as isoflavonas (hormonas vegetais que mascaram a hormona humana estrogénio) adulteram o bom funcionamento do sistema hormonal que tem sério impacto no desenvolvimento infantil.

Espero ter satisfeito um pouco a sua curiosidade. A verdade é que, no meu ponto de vista, os leites alternativos, de fonte vegetal, não veiculam eficazmente o calcio, sobretudo para este público alvo em fase de crescimento acelerado e cujas necessidades diárias de cálcio é fundamental garantir.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:



Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!