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terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vantagens e desvantagens do consumo de Soja


Apesar de já ter sido focado várias vezes neste Blog da necessidade de alternar o consumo infantil de soja, sobretudo de leites por crianças intolerantes ou com alergias, constato que algumas mães, porque evidenciam alguma resistência da criança ao leite convencional ou porque elas próprias praticam uma dieta vegetariana, adoptam o consumo de leite de soja. Mas, a soja apresenta desvantagens significativas na população infantil sobretudo quando a sua alimentação é enriquecida, ao longo do dia, com outros derivados de soja, como o iogurte e a manteiga, por exemplo. Saiba porquê:
1. Quais os benefícios da soja para a saúde?

Nos últimos anos, a soja tem-se revelado um alimento de elevada procura pelo consumidor que anseia uma alimentação mais saudável, e variada. Nesse sentido, esta excelente fonte de proteína vegetal tem demovido das dietas, o consumo abusivo de carne traduzindo-se numa menor ingestão de proteína animal e da gordura saturada que também veicula.
Assim tem sido implicada na redução de doenças do foro cardiovascular e na manutenção da diabetes, doenças que têm vindo a atingir a sociedade moderna.
Ainda que seja um alimento com conhecido potencial alérgico, a soja tem-se revelado, nalguns casos, um forte aliado para indivíduos, essencialmente crianças, que apresentam susceptibilidade alérgica à proteína do leite de vaca, possibilitando deste modo diversificar a sua alimentação, até então mais restrita. Além disso, pelo seu elevado teor em isoflavonas (hormonas vegetais de estrutura semelhante à hormona humana do estrogénio), a soja tem um considerável impacto funcional para reduzir os efeitos indesejáveis que a menopausa, pelo desiquilíbrio hormonal inerente, atinge a saúde da mulher em idade mais avançada.

2. Que tipo de cuidados se deve ter no consumo de produtos derivados de soja?
A soja, apesar de ser uma proteína vegetal muito completa, não apresenta todos os aminoácidos essenciais na sua composição pelo que compromete a adequada síntese proteica por parte do organismo. Nesse sentido, se o consumidor pretende compensar a ausência de carne, peixe ou ovo na sua dieta, deve pois privilegiar a combinação cuidada de outros alimentos vegetais (ex. soja com arroz) para que não ocorra privação nutricional proteica no seu organismo.
Por outro lado, a soja que apresenta vantagem funcional para a mulher sénior, pode de forma inversa, prejudicar o sistema hormonal de um indivíduo saudável, sobretudo crianças, onde o consumo infantil de soja, e seus derivados, realizado de forma diária, e continuamente, aumentam a concentração sanguínea de isoflavonas e condicionam alterações hormonais indesejáveis como sejam ao nível do crescimento e mesmo induzindo precocemente o amadurecimento do sistema sexual da criança.
Por outro lado, há estudos também que evidenciam que a soja, e seus derivados, pela sua riqueza em ácido fítico, dificultam a absorção, no organismo de importantes minerais como o cálcio, ferro e o zinco e exigem ao organismo um nível acrescido de vitamina D, implicada directamente na absorção do cálcio.
A soja caracteriza-se também por oferecer alguma indigestibilidade sobretudo nos derivados que não foram sujeitos a uma fervura prévia ou cozedura prolongada. Este facto está relacionado com o efeito inibitório que possui para impedir a degradação de proteínas e que poderá, de igual modo, diminuir a rentabilidade nutricional das refeições.
Portanto, o consumo de soja deve ser sempre muito equilibrado e realizado de forma descontínua, no dia-a-dia. No caso de dietas vegetarianas ou vegan, deve existir particular cuidado na complementaridade proteica dos alimentos vegetais. Além disso, deve sempre efectuar-se um bom aquecimento dos produtos à base de soja, antes do seu consumo, como seja ferver o leite.

3. Que produtos derivados de soja recomenda para quem quiser incluir a soja na sua alimentação?
A soja, e seus derivados, oferecem ao consumidor uma panóplia de interessantes produtos, com interesse nutricional. As variedades fermentadas (ex. tofu e misú) que apresentam efeito probiótico têm vantagem acrescida porque contribuem também para a manutenção da flora intestinal e do sistema imunitário, oferecendo ao consumidor uma maior robustez imunitária no combate à doença.

4. Os rebentos de soja são recomendáveis para uma boa alimentação e porquê?
Os rebentos de soja são considerados uma excelente alternativa vegetal para complementar a dieta alimentar com esta variedade de elevado teor de proteína. Possuindo alguma fibra, e de baixo valor calórico, os rebentos de soja oferecem uma fácil digestão e asseguram também o consumo de vitamina C, vantagem a retirar dos rebentos de soja que excepcionalmente podem, e devem, ser comidos crus ou levemente cozinhados pois não possuem os inibidores de síntese proteíca.

5. Quais as vantagens dos molhos de soja, que podem ser doces ou picantes, como alternativa a outros tipos de molhos?
Apesar de se tratar de um derivado fermentado de soja, e portanto com efeito probiótico, o consumo de molho de soja deve ser regrado sobretudo se se tratar de uma variedade cuja fermentação tenha sido acelerada por processos químicos, o que acontece com alguns produtos de menor qualidade. Além disso, possui um elevado teor de sal, totalmente desaconselhado, sobretudo porque irá aumentar o valor total de sódio ingerido nessa refeição.

Assim, tratando-se da alimentação dos filhotes, e tendo em conta o seu processo acelerado de crescimento, considero que será sempre recomendável que alterne com outros leites vegetais, como o de aveia ou o de amêndoa, mais indicados para este nicho populacional...
Ainda ficaram dúvidas? Deixe o seu comentário, sugestão ou apenas participação!

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

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6 comentários:

  1. Olá!
    Já conhecia algumas vantagens da soja como substituto das proteínas animais ou complemento para uma alimentação saudável. Entretanto falei com uma amiga que leu algo sobre a soja que consumimos ser modificada genéticamente ou adubada com fertilizantes químicos e ter outras implicações na saúde... Como podemos ter a certeza que a soja que consumimos é segura?

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  2. Olá moya,
    Infelizmente não podemos. Ainda que o controlo seja cada vez mais, mais apertado, a verdade é que a fiscalização a este nível ainda não actua devidamente.
    Por isso a única possibilidade, e a qual recomendo sempre, é variar a alimentação, rodando marcas e formas de apresentação...
    Espero ter ajudado.
    bjs e obrg pela participação,
    Solange Burri

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  3. Oi, iniciei uma dieta com a finalidade de melhorar o meu fisico com ganho de massa magra e inclui o suco de soja, mas ouvi que a soja reduz a produção de testosterona nos homens, isso é verdade ?
    Obrigado, Ivan Prudêncio

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  4. Olá Ivan
    Obrigada pelo seu comentário.
    A soja contém fitoesterois que são hormonas vegetais análogas ao estrogénio, hormona feminina, e que se um consumo elevado diário ocorrer pode atingir níveis sanguíneos altos que comprometam o adequado funcionamento da tiroide (sistema hormonal).
    Se o consumo de soja, e derivados que faz por dia é equilibrado, então não há razões para alarme. Mas lembre-se: ganhar massa muscular, e perder gordura exige um maior consumo de alimentos ricos em proteina (ex. carne, peixe, ovo, leguminosas, cerais) e de hidratos de carbono (ex. pão,massas, cerais). Tenha cuidado para não ficar com tecidos flácidos por falta de proteina.
    Alimentação com equilibrio e exercicio, boa hidratação e 8h sono por dia, é o melhor conselho que lhe posso dar.
    Espero ter ajudado.
    Cumprimentos,
    Solange Burri

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  5. gostei de saber as vantagens, mas as desvantagens o site falou muito pouco

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  6. sou vegetarian a mais de um ano... mas alguem me disse,a soja provoca impotencia sexual. e verdade isso? felix

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