Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Icterícia no Bebé e a obstipação...


Bom dia, gostaria de saber que outros legumes poderia utilizar como base de sopa para além da abóbora e cenoura, visto que o meu filhote de 10 meses está amarelado devido a excesso de abóbora e a cenoura quase não utilizo porque prende-lhe muito os intestinos... (Mamã C., bebé 10 meses).

O facto de o seu filhote apresentar a pele amarelada quando consome alimentos ricos em beta-caroteno pode revelar uma insuficiência hepatica, resultando em icterícia, o que pode ser devido à imaturidade do sistema digestivo, própria nas idades mais precoces.

A abobora, a cenoura, a manga e o salmão são alimentos naturalmente ricos em beta-caroteno e como tal, deve salvaguardar que vigia bem a quantidade que o seu bebé ingere para impedir sobrecarga do fígado. Penso, contudo, que deveria, junto do pediatra, avaliar ao longo do tempo se esta insuficiência se anula, ou se mantém.

Relativamente à sua questão, julgo existirem aqui 3 pontos de análise:

1 - Eliminar da dieta infantil o consumo de alimentos ricos em betacaroteno até que a situação clínica esteja diagnosticada e controlada. Portanto, evite a abóbora e a cenoura, alimentos ricos neste constituinte e que enquadram nas especificidades nutricionais desta idade;

2 - Combater a obstipação do bebé: de facto a abóbora ajuda muito nestes casos mas tendo em conta o seu elevado teor em betacaroteno, deve eliminar a sua exposição até ordem médica. Pode oferecer, em alternativa, courgette ou bróculo que têm igualmente um efeito laxante. Portanto, elabore as suas bases de sopa a partir de batata e cebola e enriqueça com um dente de alho que oferece resistência imunitária. Alterne moderadamente os sabores da sopa conferindo assim um legume verde. Pode igualmente complementar a refeição do bebé com fruta crua, que tem um espectacular efeito sobre os intestinos. A pêra madurinha ajuda muito e a banana, ao contrário do que muitas mamãs pensam, se estiver madurinha tem igualmente efeito laxante.

3 - Optimizar a preparação da sopa: evite misturar muitos legumes em simultâneo pois sobrecarrega a digestão. Por outro lado, tenha em atenção que não deve cozer demais os legumes para que a sua fibra possa actuar no intestino. Os agriões, os bróculos, os espinafres, tem efeito laxante. Evite couve-flor e alho francês que provocam mais gases e podem dificultar a descida das fezes. Assegure que acrescenta o azeite apenas no final da confecção.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Ler também:
Receita do Bebé: Creme de Bróculos
Receita do Bebé: Sopinha de Espinafres


Parceria:

Image Hosted by ImageShack.us





Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email


Receba as actualizações do Portal BabySOL®:





Introduza o seu email:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!