Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Sondagem mercado: Leite de soja para consumo infantil?


Ao meu filho (18 meses agora) foi diagnosticado uma alergia à proteína do leite de vaca em Novembro passado. Os sintomas dele não eram os sintomas normais de uma alergia, por isso demorou a ser detectada. Basicamente passava a vida doente a partir de determinada altura, demorava imenso a curar, fazia febres muito altas, enfim, uma preocupação constante. Esteve quase 3 meses nisto até que se fizeram análises de sangue e se confirmou a alergia. Desde então cortámos imediatamente com o leite e iogurtes de vaca, passando a dar leite e iogurtes de soja.
Melhorou substancialmente, nunca mais fez as febres que fazia, nem esteve mais doente... Surgiu-me a dúvida entre estes dois leites de soja, até porque o leite para crianças é muito mais caro do que o outro e fiquei a pensar se valeria realmente a pena. Por via das dúvidas, é esse mesmo (mais caro) que tenho dado, mas não havendo diferenças que valham a pena, o outro é mais barato! :-)Pedia pois se me podia ajudar na escolha destas 2 variedades de leite de soja (Mamã Ana, filhote 18 meses).


Bebida Natural + Cálcio 1L

Ingredientes :
água, grãos de soja descascados (6%), açúcar da cana não refinado, fosfato tricálcico, regulador de acidez (fosfato monopotássico) sal marinho, aroma, estabilizador (goma gelana), vitaminas (Riboflavina, B12, D2).
Valor energético: 38Kcal / 160KJ
Valor nutricional: Proteínas 3,0g; Hidratos de carbono 2,5g (dos quais açúcares 2,5g; lactose 0g); lípidos 1,8g (dos quais saturados 0,3g, colesterol 0mg); Fibras alimentares 0,4g; Sódio 0,04g; Cálcio 120mg; Vitaminas (Vitamina B12 0,38µg; Vitamina D2 0,75mg)

Bebida de Soja para crianças 1L
Ingredientes: água, grãos de soja descascados (6%), maltodextrina, xarope de frutose-glucose, óleo vegetal, carbonato de cálcio, regulador de acidez: fosfato monopotássico, aromas, vitaminas B1, B2, B12, C, D e E, emulsionante: lecitina, estabilizador: goma gelana, pirofosfato férrico

Valor energético 62Kcal / 259KJ
Valor nutricional: Proteínas 2,6g ; Hidratos de carbono 7,6g (dos quais açúcares 2,8g, lactose 0g),
lípidos 2,3g (dos quais saturados 0,4g, monoinsaturados 0,5g , poliinsaturados 1,4g , dos quais
ómega 6 1,27g , ómega 3 0,16g , colesterol 0mg ); Fibras alimentares 0,5g; Sódio 0,01g ; Cálcio 100mg ; Vitaminas (Vitamina B1 0,1mg , Vitamina B2 0,2mg , Vitamina B12 0,13µg , Vitamina C 7,5mg; Vitamina D 0,75µg; Vitamina E 0,75mg )

Da análise comparativa dos rótulo que teve o cuidado de transcrever, e enviar, verifico o seguinte:

- A versão tradicional possui maior teor proteico (3,og) do que a versão infantil (2,6g);

- Teor similar (6 %) de grãos de soja descascados, portanto o pormenor nutricional que poderia ser vantajoso com menor teor na versão infantil, não existe. Lembro que a bebida de soja apresenta elevado teor de isoflavonas que induzem desfavoravelmente o sistema hormonal infantil;

- A versão infantil possui maior quantidade de açucares (2,8g) do que a versão tradicional, veiculados pela maltodextrina e xarope de frutose-glucose. Tendo em conta que a soja, pelo seu elevado teor de polissacarideos já apresenta um sabor naturalmente doce, considero um factor depreciativo. Além disso, estranho que o teor total de hidratos de carbono (2,5g) da versão normal corresponda ao teor total de açucares, julgo ser lapso;

- A versão tradicional apresenta maior teor de cálcio. Tendo em conta que ambas as versões apresentam igual teor de vitamina D (0,75µg), considero mais interessante, neste aspecto, a versão tradicional de bebida de soja;

- A riboflavina é o nome da vitamina B2. Portanto, além deste teor não ser mencionado no rótulo da versão tradicional, o que distingue estes 2 produtos é o teor de vitaminas B1, C e E na versão infantil. Assim, se a criança realiza diariamente uma alimentação variada e equilibrada, estas vitaminas podem ser eficazmente recuperadas do azeite (E), da fruta (C) e B1 (cereais pouco refinados) que sendo fontes naturais permitem uma absorção mais eficaz ;-)

- A versão tradicional possui menor teor de lipidos (1,8g), saturados (0,3g) e insaturados (1,8-0,3=1,5g), sendo que a versão tradicional apresenta um teor insaturado (1,9g), cerca de 0,4 g em vantagem, quando comparado com a versão tradicional;

- A versão infantil apresenta menor teor de sódio (0,1g) que a versão tradicional (0,4g), aspecto nutricional muito favorável para a alimentação das crianças.

Conclusão: da análise dos 2 produtos em observação constata-se desfavoravelmente na versão infantil um igual teor de soja (6%), menor teor proteico (2,6g) e significativo aumento de teor de hidratos de carbono (7,6g). Apesar da vantagem nutricional em menor teor de sódio, maior teor de lipidos insaturados e acréscimo de vitaminas B1, C e E, de carácter sintético e não pertencentes a estas matrizes naturalmente.

Assim, mantem-se a pertinência de realizar o consumo de produtos de soja com moderação, de um modo descontínuo, complementado com outras bebidas vegetais (porque a criança em causa tem alergia à proteína do leite de vaca) e compensando a ingestão diária de cálcio noutros alimentos como os vegetais de folha verde escura.

Se a criança realiza uma alimentação variada e equilibrada, e consome regularmente alimentos ricos em proteina bem como fontes de vitamina B12 (algas e alimentos de origem animal), não existe razão para adquirir a versão infantil de bebida de soja.

Portanto, trata-se de optar pela versão tradicional da bebida de soja, consumi-la de modo descontínuo e...estar atento aos rótulos!
Como costumo dizer...espero ter ajudado!

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação de Grupos de Risco

Ler também:
ALERTA: Leite de Soja para consumo infantil
Detective Mamã: Análise das Papas não lacteas à venda
Produto a abater: Alimentação infantil com mel!
Manual de Instruções da Alimentação do Bebé

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:




Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!