Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Açucar ou adoçante para Crianças?

Tenho um filho com quase 3 anos que não bebe leite sem açucar. Tudo começou porque ele passou uma fase em que se recusava a beber o leite, tentamos tudo, desde papas, que nunca gostou, chocolate que ainda não é fã e acabamos a adoçar lhe o leite metendo lhe um pouquinho de açucar, começou a beber alguma coisa. Desde aí bem tentei tirar, mas ele diz logo não tem "atutar".
Como cá em casa praticamente não usamos açucar refinado, usamos o adoçante, será que se substituir o açucar pelo adoçante é "menos mau"?

Os adoçantes, e independentemente do sucedâneo de açucar que utiliza (aspartame, sacarina, etc) são aditivos, sem qualquer valor nutricional, e ao contrário do açucar que, em quantidades muito discretas tem até interesse nutricional pelo seu efeito sedativo. Além disso, sabe-se hoje e ainda não totalmente provado, que os adoçantes combinados com determinados alimentos podem exacerbar o impacto negativo que se julga que tenham.
Assim, minimize o "atutar" no leite do filhote, já que este alimento tem já açucar natural - lactose - e substitua o açucar refinado por açucar mascavado, com valor nutricional superior.

E como costumo dizer…Espero ter ajudado :-)

Os seus comentários são sempre benvindos. É a sua reflexão que permite melhorar a intervenção BabySOL... fique por perto!



Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação de Grupos de Risco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!