Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Solange Burri…na prisão!?

Conto com vocês...se em 3 dias não der notícias, procurem-me... Fui presa! Qualquer semelhança com a realidade não é pura coincidência!

Eis que decorridos mais de 3 anos de apoio BabySOL que presto à comunidade portuguesa e a demais populações de expressão de língua portuguesa (Brasil, África e Países Europeus com emigrantes portugueses), fui confrontada na passada semana com uma contestação assinada pelo Exmo. Sr. Director da DECO Proteste, perante o artigo que escrevi e publiquei a 21 de Março intitulado "Papas para Bebé na mira da DECO: realidade ou ficção?" contestando aquele publicado pela DECO: "Papas para Bebé" (Proteste nº 311 de Março/2010).

Não me canso de repetir, e quem me conhece pessoalmente sabe que assim é, que sou uma pessoa muito acessível e flexível também. Mas, ainda que ficasse lisonjeada com a missiva contestatória ao meu artigo, considerei pertinente responder a esta Entidade de referência nacional, de uma forma directa, sincera e claramente efectiva da opinião técnica que proferi no artigo que publiquei.

De facto, quando analisei o artigo da Proteste publicado no mês de Março e redigi o post para o Blog concebi a possibilidade de, de algum modo, e tirando partido do tempo já dispendido, comunicar-lhes oficialmente este meu parecer. Contudo, o tempo voa, e acabei por não o fazer. Ainda que, com a minha consciência tranquila, fiz o que a minha sapiência permitiu e relatei o meu fundamento, como sempre faço, tentando não ferir a susceptibilidade pessoal e profissional das partes que encontro envolvidas.

Por uma questão de ética moral e profissional não irei apresentar neste post o conteúdo, parcial ou total, das desencontradas e longas missivas que troquei com a DECO, até porque me apercebo que começo eu, e o trabalho que desenvolvo neste e eventualmente noutros canais de informação on-line ou editorial, a ser alvo de atenção por parte de outras entidades para além daquelas que Mamãs e Educadoras representam…O que considero sobretudo mais um passo importante de BabySOL e espero que venha credibilizar ainda mais este modesto Projecto :-)

Posso adiantar que, em resposta à comunicação enviada pelo Sr. Director Dr. Pedro Moreira, salvaguardei a importância de assegurar o máximo de rigor nos artigos no âmbito da “Alimentação de Grupos de Risco” no sentido de minimizar, tanto quanto possível, a confusão instalada por media sensacionalistas e distintas opiniões pediátricas. Além disso apresentei algumas sugestões de melhoria no formato informativo que utilizam e argumentei, tanto quanto me foi possível, da necessidade de apresentar informação adicional que evite derrubar as marcas desclassificadas. Afinal, no caso deste artigo publicado pela DECO, a fama das papas biológicas ficaram comprometidas e…com esta atitude…o Planeta também! Já para não falar nas directas vantagens nutricionais, e respectivas metodologias analiticas, que o estudo não considerou e que tanto favoreceriam estes produtos para além da alimentação dos Bebés, sobretudo aqueles com predominante histórico de alergias.

Tudo isto para vos dizer que, a partir deste data, os artigos em que me atrevo a expor a minha técnica transparência, como aqueles da saga VOU PRESA, vão ser re-ajustados e merecer o aviso de que… se desaparecer em 2 dias, e não 3!…procurem-me! Certamente Fui presa!

E alterando o que costumo dizer…Espero continuar a ajudar...! :-)

Os seus comentários são sempre benvindos. É a sua reflexão que permite melhorar a intervenção BabySOL... fique por perto!

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação de Grupos de Risco

Ler também:



Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:

4 comentários:

  1. Se você for presa, tenha extremo orgulho do seu trabalho.

    Se você for crucificada, bem... terei que negá-la três vezes antes do galo cantar... :))

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. :))))))))) presa por isto não vai......

    ResponderEliminar
  3. Pois, quem faz o que deve pode ir parar à cadeia, mas quem anda aí a jogar com a bolsa e saúde dos portugueses tem direito a reclamar...

    Enfim. Mantenha a sua luta que nós torcemos por si.

    Abraço duma mamã que tenta seguir os seus conselhos à risca.

    Isa

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Como pai atento, rigoroso e exigente que sou, sempre comprei na área alimentar o que de melhor e mais adequado existe para satisfazer as necessidades dos meus filhotes.
    Jamais eu trocaria um alimento biológico ou proveniente da agro-biodinâmica por outro convencional, não só pelo sabor como também pela excelente qualidade dos produtos em que muitos deles são testados por associações e laboratórios independentes na Europa Central. Isso para mim é o garante fiável e credível, bem ao contrário do que por cá se passa e aqui a PROTESTE através do seu estudo de pouca credibilidade só vem confirmar essa minha suspeita. É que, no mercado português existem já imensos produtos biológicos que facilmente seriam passíveis de serem testados. Porquê só dois produtos biológicos e ainda como se isso não bastasse, só duma única marca?!?
    Que interesses/critérios houve por detrás desta decisão?!
    E a comparação dos rótulos? Foi quase como comparar 1 frigorífico munido de rodinhas com 1 Mercedes, poderão ter em comum as rodas, mas tirando isso é como comparar alhos com bogalhos!
    É de que dum modo geral a rotulagem é quase sempre muito pouco informativa, seja ela em alimentos/produtos convencionais ou não. E que dizer do facto da rotulagem convencional não mencionar os ogm, ou caso mais crasso, dizer nos ingredientes....aroma natural!!! Mas que é afinal esse aroma? Que pode ser tudo e mais alguma coisa, desde derivados de químicos até às coisas mais impensáveis! É que afinal de natural não têm absolutamente nada, ou seja não especificam nada. Qual o pai ou mãe conscientes e atentos, dariam uma coisa dessas ao seu filho?! Ninguém, aposto.E aqui a PROTESTE que eu tenha conhecimento nunca referiu nada relativamente a esta falha na rotulagem.
    Por acaso a PROTESTE alguma vez verificou junto do consumidor final, neste caso o bebé, se preferia a papa convencional ou a biológica?

    E depois a foto que apresentam não coincide com o teste, só mais outra incoerência da parte da PROTESTE.

    Da próxima vez que a DECO queira fazer algo do género, seria sensato e profissional fazê-lo dum modo a informar de forma precisa e imparcial o consumidor e não da forma como o faz, que só serve para baralhar o consumidor pouco exigente e pouco informado.

    A DECO/PROTESTE habituou-nos a fazer testes algo enviesados, foi por esse e outros motivos que deixei de assinar a revista da DECO.

    Seria interessante conhecer a atitude do importador das papas biológicas, perante as alegações da DECO/PROTESTE..


    1 abraço
    Victor

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!