Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Alimentação do Bebé - OBJECTIVOS 2011



Olá!

Têm sido muitos os apelos que me têm chegado para que retome o blog BabySOL, o espaço cibernautico que me lançou para o mundo...este cantinho que me ofereceu novas oportunidades e horizontes também, inimagináveis na minha realização profissional. E nesta altura do ano em que (tentámos) re-definir novos objectivos que tal incluir também os filhotes nesses salutares projectos? Dedido este post ao meu grande amigo André, a quem agradeço seu carinho e presença constante.

É pois chegada a altura de re-estabelecer este contacto, fazendo jus à minha lista de objectivos 2011, e sensibilizar os papás para cuidarem a alimentação dos filhotes. Tomem nota:

- Reforçar o pequeno-almoço: logo a partir dos 12 meses é importante diminuir à quantidade de leite no biberão e reforçar com o pãozinho e mais tarde os cereais. Vigiar os níveis de açucar no rótulo destes produtos e preferir, sempre que possível, o pão de mistura recheado com queijo, fiambre ou manteiga. Evite produtos da doçaria e assegure pelo menos 2 alimentos diferentes (leite/pão, leite/fruta, leite/cereais);

- Mantenha a sopa nas refeições principais: independentemente da idade da criança, a sopa antes das refeições é importante para assegurar os vegetais necessários para a sua dieta além de ser também importante para a hidratação e para a fibra que o intestino reclama. Além disso demove o apetite para alimentos menos saudáveis (ex. fritos) muitas vezes fazendo parte do prato principal;

- Respeite o horário das refeições: é importante salvaguardar um intervalo de cerca de 3 horas entre cada refeição, principal ou secundária. Mesmo que o filhote não manifeste fome, cumpra esta regra, salvaguardando assim uma quantidade de alimento melhor distribuida ao longo do dia para além de requerer menor consumo de cada vez e uma digestão mais eficiente;

- Reduza o sal: em snack's, em fast-food, em salgados, o sal é adicionado a imensos produtos alimentares para exacerbar estrategicamente o seu sabor. Os cientistas esperam em poucos anos reportar sérios problemas de hipertensão e deficiências renais nos adultos jovens. É importante minorar este mal a partir de hoje. Vigie o sódio nos rótulos e desconfie quando este item não consta lá...

- Varie o mais possível os alimentos oferecidos: mesmo que a criança rejeite determinado alimento, ofereça disfarçado de outro modo na vez seguinte. Quanto mais cedo fizer isto, logo a partir da introdução infantil, mais sucesso terá a longo prazo.

- Favoreça o consumo de água: sempre! Evite refrigerantes, sumos industriais, colas e bebidas de chá. Aposte na água e nas infusões (ex. tília, camomila, cidreira, cidreira), nos sumos recém preparados mas diluídos e nos batidos ao lanche.

- Promova o convívio à mesa: obrigue-se a cumprir também este horário. Fazer da refeição um momento de confidências familiares, onde impere a harmonia e o exemplo dos pais está a longo prazo a cimentar uma excelente relação confidente e diálogo com as suas crianças.


As regras parecem fáceis mas de aplicação exigente e nem sempre se coaduna na azáfama do dia a dia. Mas a grande vantagem é que todos sairão a ganhar, família e crianças, logo a partir do primeiro dia. Pense nisso!

E como costumo dizer…Espero ter ajudado :-)



Os seus comentários são sempre benvindos. É a sua reflexão que permite melhorar a intervenção BabySOL... fique por perto!


Consultora em Alimentação de Grupos de Risco


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