Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

As bagas de Goji são adequadas para crianças?



A minha filha vai fazer 4 anos em Dezembro de 2011, e as suas dicas têm-me ajudado e aproveito algumas receitas que disponibiliza. Uma duvida que tenho é sobre o fruto bagas de Goji , pois sou consumidora assidua, mas tenho receio que seja cedo para introduzir na alimentação da minha filha. Este fruto é um optimo antioxidante, além de ter muitas outras vantagens. Para as crianças li que ajuda no desenvolvimento da hormona do crescimento.
Neste caso concreto, gostaria que me ajudasse para saber se poderei adicionar à alimentação da minha filha. (Mãe C., filha 4 anos)

De facto, as bagas de Goji representam um potencial ani-oxidante com enormes benefícios nutricionais para o organismo humano. Contudo, na minha opinião, acho que não devem fazer parte da alimentação de crianças de tão tenra idade - 4 anos.

O facto de ter um potencial nutricional considerável, este alimento, poderá facilmente apresentar desvantagens metabolicas no organismo infantil em desenvolvimento, impedindo por exemplo a eficaz absorção de vitaminas e minerais da sua alimentação. Por outro lado, pode, à semelhança do que acontece com os adultos, mas de um modo exacerbado, acelerar o metabolismo e poder potenciar episódios de hiperactividade reflectindo-se numa inquietude ou falta de concentração, ou até dificuldade em dormir.

Não compreendi se o seu intuito de oferecer estas bagas á criança tem um objectivo suplementar, ou seja, se pretende colmatar algum problema alimentar que a criança esteja a manifestarm eventualmente, falta de apetite. Ou se, por outro lado, pretende fortalecer o seu sistema imunitário para o Inverno. Nesse caso sugiro que ofereça um iogurte probiótico, todos os dias. A geleia real, de manhã, também pode ser uma boa opção. Aconselhe-se com o médico assistente da criança antes de oferecer à criança para que a ingestão destes produtos não mascare alguma causa patológica que possa estar na origem desta falta de apetite.

E como costumo dizer…Espero ter ajudado :-)



Solange Burri

Consultora em Alimentação Infantil




Ler também:




Receba as actualizações do Portal BabySOL®:





Introduza o seu email:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!