Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Parceria MyCook - Rubrica Solange Burri

Recentemente fui convidada para fazer parte da Equipa MyCook promovendo alimentação saudável, através da concepção de receitas, adequadas a mulheres grávidas, aos Bébés, aos consumidores alérgicos, à Família e também para Festas onde participem crianças.

A Rubrica Solange Burri é um espaço on-line, de frequência semanal, onde serão apresentadas receitas atrativas para toda a Família. Aguardamos pela vossa participação e sugestões.

Esta semana:

Bola de Bacalhau à Portuguesa

Ingredientes - 12 Pessoas

RECHEIO
100 gr de azeite
130 gr de cebola
2 dentes de alho
2 boas postas de bacalhau demolhado (cerca de 400 gr)
100 gr de azeitonas pretas sem caroço
1 punhado de salsa picada
Sal refinado e noz-moscada para temperar

MASSA
1 colher (café) rasa de sal refinado
1 colher (sopa) de fermento em pó
530 gr de farinha de trigo
8 ovos
220 gr de óleo
440 gr de leite à temperatura ambiente
1 ovo batido

Receitas

RECHEIO

Depois do bacalhau demolhado, corte-o as postas em pedaços médios. Rejeite a pele e espinhas e reserve. No jarro, coloque o azeite, a cebola e o alho e refogue 5 minuto, 120 ºC, velocidade 1. Junte o bacalhau. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos, 100 ºC, velocidade 1. Desfie o bacalhau 10 segundos, velocidade 5. Acrescente as azeitonas e a salsa recém-picada. Envolva apenas carregando na velocidade 1. Ajuste o tempero de sal e noz-moscada. Deixe arrefecer um pouco e reserve.

MASSA

Ligue o forno a 180 ºC. Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe com farinha, reserve. Misture a farinha com o fermento e o sal, à parte. Peneire e reserve.

No jarro, misture os ovos e o óleo, 2 minutos, velocidade 5. Pela abertura superior do jarro incorpore, alternadamente, o leite e a mistura de farinha/fermento/sal peneirada. Mantenha durante 5 minutos, na velocidade 5.

Transfira metade da massa para o tabuleiro já preparado. Espalhe o recheio de bacalhau e cubra com a restante massa. Pincele a superfície da bola com o ovo batido. Leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 40 minutos. Verifique se está cozida com um palito que deverá sair seco.

Sirva morna ou fria, cortada em quadrados.

Atenção: receita não-indicada para consumidores alérgicos a leite e ovo ou intolerantes a lactose ou glúten.


E como costumo dizer…Fiquem por perto :-)

Os seus comentários são sempre benvindos. É a sua reflexão que permite melhorar a intervenção BabySOL... fique por perto!

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestre na área da Nutrição Infantil)


Mais receitas:

Siga BabySol® nas Redes Sociais:Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!