Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Receita para o Bebé - Sopa de Penca

Aqui vos deixo mais uma receita, desta vez de Sopa, e a pensar na importância do convívio familiar para promover, mais rapidamente, a adaptação da criança à dieta familiar. É pois altura, por volta dos 12 meses, de optimizar a dieta de todos... A sopa é um alimento importantíssimo e deve ser oferecida em quantidade média para assegurar o consumo do 2º prato e da fruta, fundamental ao almoço e jantar.

Para confecionar pelo método convencional, siga a sequência da receita, é fácil!

Dica: para as crianças mais resistentes, faça esta sopa com as folhas internas e mais clarinhas da couve, mais tenras e de sabor mais delicado.

Sopa de Couve Penca

Ingredientes - 6 Pessoas

1 litro de água
350 gr de batata
200 gr de cenoura
50 gr de cebola
1 dente de alho
1 lata pequena de feijão branco
200 gr de couve penca
40 gr de azeite
Sal q.b.

Receitas

Deite água na Mycook até à marca de litro existente no interior do Jarro. Deixe ferver, 10 minutos, 120 ºC, velocidade 1. Se pretende juntar sal, faça-o neste momento*. Entretanto, prepare os legumes: lave-os, descasque-os e corte-os em pedaços. À parte, reserve a penca cortada. Reserve o feijão.
Quando a água ferver, abra a Mycook e introduza os legumes no jarro e a penca no tabuleiro a vapor. Feche com a tampa e programe 20 minutos, a 120 ºC, na velocidade 3.
Passado este tempo, retire o tabuleiro de vapor, coloque a tampa e junte o azeite. Triture 15 segundos, velocidade 5, para homogeneizar. Ajuste a textura, se necessário, acrescentando um pouco mais de água e envolvendo alguns segundos, carregando rapidamente na função turbo. Acrescente então o feijão branco e a penca cozida. Envolva durante 20 segundos na velocidade 2.

Sirva. Se as crianças preferem a sopa passada, retire primeiro as porções para os adultos e depois feche a Mycook, e triture na velocidade 5, durante 20 segundos.

* Esta receita é adequada para oferecer a crianças a partir dos 12 meses. Preferencialmente, o sal só deve fazer parte da dieta infantil a partir dos 18 meses.

E como costumo dizer…Espero ter ajudado :-)

Qual a receita que gostaria de ver aqui publicada? Deixe o seu comentário e sugestões!


Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestre na área da Nutrição Infantil)


Ler também:

Siga BabySol® nas Redes Sociais:
Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!