Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 29 de abril de 2012

Refeição divertida, criança feliz, alimentação saudável!

Gostei tanto deste conceito de alimentação alegre à mesa, representado pela Eats Real para atrair as crianças! Comer deve ser um ritual de respeito, sabor, convívio e alegria! Imperativo! Esta semana celebramos a parceria com a abertura da Rubrica Eats Real Expert Dra. Solange Burri, no site nacional da Eats Real, esperando muito sucesso para ambas as partes ;-)

Há pois, mil razões, para ficarem por perto! Ideias, conselhos e opções decorativas não vão faltar!


Como convencer as crianças a comer legumes?

Conhecidos pela sua riqueza em vitaminas e sais minerais, os legumes representam uma batalha para os pais que desejam introduzir estes alimentos na dieta infantil. O que pode ser feito para facilitar esta tarefa? Tome nota destes conselhos…


Muito se tem falado, nos últimos anos, sobre a importância do consumo de hortofrutícolas, não só pela riqueza em antioxidantes mas também pela capacidade de reduzir da dieta, a ingestão de alimentos menos saudáveis, estes sim na origem do desenvolvimento de várias doenças. Por isso é importante, logo desde o início da alimentação do bebé, implementar hábitos alimentares saudáveis, onde será mais fácil o seu enraizamento e mais prolongado será o efeito na qualidade de vida de um indivíduo.


O processo natural de recusa
Mas como fazer para convencer as crianças a consumir legumes que, mesmo coloridos, não lhes aguçam a curiosidade? Na verdade, este processo de recusa representa um mecanismo de defesa, apreendido ao longo da evolução do Homem que aprendeu a colectar as plantas comestíveis e a cozinhá-las para que se tornassem, não só mais saborosas, mas também mais fáceis de digerir. E este aspecto é, sem dúvida, uma das principais causas de sucesso para convencer as crianças: tornar os vegetais saborosos e atractivos.

A realidade...

Durante a gravidez, através da placenta, e durante a amamentação, a criança é exposta à alimentação que a mãe realizou. No entanto, quando a diversificação alimentar tem lugar e a criança se torna mais selectiva, outros sabores se evidenciam deixando para trás os sabores desinteressantes que os legumes oferecem. Os pais, pressionados pela selectividade que a criança apresenta, por volta dos 2 anos, limitam os legumes à sua apresentação mais prática: a sopa. E se este alimento não adquire, ao longo do tempo, uma postura atractiva, então em poucos anos fica o “caldo entornado”: a criança totalmente adaptada à alimentação adulta consegue persuadir os adultos que o seu consumo já não é relevante!


O que pode ser feito:
Para o bem de todas as crianças mas também para o bem da restante família, é da maior importância que a mãe seja dinâmica, ofereça legumes de forma atractiva e…que também dê o exemplo! Cada dia. E aqui estão outros factores de sucesso: a forma de apresentação, a variedade regular e a frequência com que os legumes são oferecidos. Como sabemos as crianças "comem com os olhos" tal como os adultos, um prato original ou uma maneira diferente de apresentar a refeição à mesa podem ajudá-la nesta fase.
Portanto, simplificando, é apenas importante que adquira os legumes e os prepare, tornando-os saborosos, preservando ao máximo as suas propriedades benéficas, com o menor esforço possível e a segurança máxima. Veja como:

Como comprar os vegetais:
- Sempre comprar os legumes em quantidade reduzida. Estes alimentos são facilmente perecíveis e quando armazenados no frigorífico perdem sabor…e vitaminas! E ficam sujeitos a grandes e monótonos preparados, nada aconselhado. Prefira-os bem frescos, ou então ultra-congelados, cuja qualidade por vezes é superior.
Como preparar:
Ao preparar os legumes, apenas no caso de consumir crus, e com casca, é que deve desinfectá-los previamente. Para tal, utilize produtos próprios para o efeito, na dose recomendada. Lave em água corrente e depois de cortados, não os deixe de molho. Se não forem de origem biológica ou integrada, remova a casca.

Como confeccionar:
A confecção: pouca gordura, pouco sal, pouco tempo. O método culinário que utilizar condicionará o tempo de preparação, que deve apenas prolongar até os legumes estarem tenros. Cozinhe tapado para elevar a temperatura e eliminar bactérias presentes. Incorpore os legumes, em pequena quantidade, nos preparados culinários que realiza: assados, estufados, no arroz ou nas massas, permitindo mil ideias! É este o segredo dos mais pequenos! Sabores individualizados em cada preparação! Receitas saudáveis e para toda a família!

Comece ainda hoje...
E na certeza que conseguirá inverter as preferências alimentares dos mais pequenos, lembre-se: quanto mais cedo iniciar este processo, mais cedo terá resultados. Para as crianças mais resistentes, as estratégias são ainda mais interessantes: envolvê-los na preparação culinária, contar-lhes histórias sobre os alimentos, ensinar-lhes que “a cenoura faz bem aos olhos”… brincar com eles, demonstrando-lhes que os legumes também podem ser divertidos, estimular o convívio social na hora da refeição, é imprescindível! Não desanime se a criança, num dia, não comer os legumes que preparou. Estará de qualquer modo a ingerir parte dos seus benefícios que ficaram na água do preparado culinário mas também a estimular as suas papilas gustativas. É apenas uma questão de tempo. E de exemplo.
Lembre-se:
O aumento da ingestão de vitaminas, sais minerais e fibra na alimentação familiar, não é um processo insípido…é apenas uma questão de estratégia. De sabor e qualidade. Boa?
Eats An Expert Dra. Solange Burri
Acompanhe mais sugestões decorativas no site da Eats Real




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