Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Receita para toda a Família - Spagueti com Camarão e Cogumelos Frescos


Espargueti com Camarão e Cogumelos Frescos

À semelhança de qualquer marisco, o camarão só deve fazer parte da dieta infantil a partir dos 3 anos, sobretudo pelo perfil alergénico com que este alimento é conhecido. Este prato resulta numa opção muito rápida e excelente, ideal para os dias de semana mais atribulados e por ser tão simples, qualquer pai consegue brilhar na sua elaboração!

Modo convencional:
Ingredientes (4 doses): 1,5 l de água; 0,5 dl de azeite; 500 g de esparguete; sal para temperar.

Para o molho:
1 dl de azeite; 2 dentes de alho; 300 g de miolo de camarão congelado; 120 g de cenoura; 120 g de cogumelos frescos; 1 pacote de natas de soja; 1 pitada de noz moscada.

Modo de preparação:
1 - Leve a água ao lume com o azeite e tempere com sal. Quando ferver, em cachão, junte a massa e deixe ferver cerca de 8 minutos. Entretanto prepare o molho:
1 - Lave muito bem os cogumelos, corte-os em 4. Descasque e rale a cenoura. Descasque e pique os alhos.
2 - Leve ao lume o azeite com os alhos picados. Deixe alourar suavemente.
3 - Junte a cenoura ralada. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos;
4- Acrescente os cogumelos e o miolo de camarão semi-descongelado e cozinhe, em lume brando e destapado, mais 8 minutos.
5 - Envolva as natas e deixe, em lume brando, cerca de 5 minutos. Tempere com nos moscada e misture a massa esparguete que entretanto reservou.

Modo MyCook:


Ingredientes
- 4 Pessoas

MASSA
1,5 l de água
10 gr de azeite
500 gr de esparguete
sal para temperar

MOLHO
30 gr de azeite
2 dentes de alho
120 gr de cenoura
120 gr de cogumelos frescos
300 gr de miolo de camarão congelado
1 pacote de natas de soja
1 pitada de noz moscada

Receitas

MASSA Comece por cozer a massa, deitando a água e o azeite no jarro. Tempere com sal a gosto. Programe durante 13 minutos, a 120 ºC, na velocidade 2. Junte a massa, pelo bucal da tampa e deixe cozer, durante 8 minutos, a 100 ºC na velocidade 2. Passado este tempo, coe a massa com a ajuda do tabuleiro de vapor e reserve quente enquanto prepara o molho.

MOLHO Lave muito bem os cogumelos e corte-os em quatro. Descasque os alhos e a cenoura. No jarro, deite o azeite, os dentes de alho e a cenoura. Selecione 3 minutos, a 120 ºC na velocidade 1. Junte o camarão semi-descongelado e os cogumelos, e cozinhe 7 minutos, a 120 ºC na velocidade 2, tirando o copo da parte superior da Mycook. Junte as natas e programe 5 minutos, a 120 ºC na velocidade 2. Tempere com noz-moscada. Misture o preparado ao esparguete reservado.

Receita da rubrica semanal da Mycook: Rubrica Solange Burri.

Vantagem nutricional desta receita:

O camarão é muito rico em iodo, sódio e zinco mas deve ser consumido com moderação devido ao seu elevado teor em colesterol, razão pela qual é preferível utilizar natas de soja para equilibrar o interesse nutricional desta refeição. Além disso, deste modo, a receita também se torna válida para vegetarianos e pessoas com alergia ao leite de vaca ou intolerância à lactose.

Dica:
Utilize o miolo de camarão apenas semi-descongelado para garantir que fica "crocante", no final da confecção. Esta receita é excelente para re-aproveitar sobras de uma refeição anterior. Em substituição do camarão, poderá utilizar sobras de um assado, seja carne ou peixe, assim como legumes cozidos ou enlatados, como ervilhas, milho ou até mesmo cogumelos.

E você... que receitas gostaria de ver aqui abordadas? Deixe o seu comentário.

Com vista à promoção de uma Alimentação Saudável na Famílias, este artigo tem autorização da autora para ser publicado em sites de Escolas, Creches e Infantários. Apenas se solicita que não se altere o seu conteúdo e a sua origem/autoria seja preservada.

Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)

Leia também:





Siga BabySol® nas Redes Sociais:

Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!