Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Leite-Creme Merengado: receita para a Família

LEITE-CREME MERENGADO


Ingredientes - 6 Pessoas

LEITE-CREME
180 gr de açúcar; 80 gr de farinha de trigo; 6 gemas; 1 litro de leite; raspa de 1 limão; canela em pó.

MERENGUE:
6 claras; 20 gr de açúcar.

Como fazer:

Método convencional:
LEITE-CREME
Num tachinho, misture a farinha com o açúcar. Junte as gemas previamente batidas e continue a mexer. Acrescente o leite, lentamente, e mexendo sempre. Aromatize com a raspa do limão. Leve ao lume até borbulhar, mexendo sempre, em lume brando. Em alternativa, poderá levar ao microondas devendo, para isso, utilizar um recipiente apropriado para este efeito.Transfira o leite-creme para um pirex rectangular. Polvilhe com canela, a gosto.

MERENGUE
Bata as claras em castelo, bem firme. Quando estiverem em neve, junte o açúcar e continue a bater até obter consistência de merengue. Com a ajuda de uma colher de sopa, distribua o merengue por cima do leite-creme, fazendo motivos irregulares. Leve ao forno, durante 15 minutos e deixe a sobremesa gratinar. Deixe arrefecer e leve depois ao frigorífico.

Método Mycook:

LEITE-CREME
No jarro, coloque a pá misturadora e junte todos os ingredientes, excepto a canela. Programe 10 minutos, 90 ºC, na velocidade 4. Terminado este tempo, transfira imediatamente o leite-creme para um pirex retangular. Polvilhe com a canela em pó, a gosto. Reserve.

MERENGUE
Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
Depois de ter lavado muito bem o jarro e a pá misturadora, coloque as claras no jarro e programe 5 minutos na velocidade 5. Junte depois o açúcar e programe mais um minuto na mesma velocidade. Coloque o merengue, com a ajuda de uma colher de sopa, por cima do leite-creme, fazendo motivos irregulares. Leve ao forno, durante 15 minutos e deixe a sobremesa gratinar. Deixe arrefecer e leve depois ao frigorífico.

Dicas:
* Diversifique o seu leite-creme, juntando fruta cozida ou crua, em pedaços. Neste caso, reduza um pouco no açúcar adicionado na sua preparação.
* Para um dia especial, apresente esta sobremesa em tacinhas de vidro individuais.

Leia também:


E você... que receitas gostaria de ver aqui abordadas? Deixe o seu comentário.



Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)



Siga BabySol® nas Redes Sociais:
Email








Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!