Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Pizza para toda a Família!



A Páscoa quebra rotinas, interrompe as férias das crianças, e permite uns dias de descanso laboral no calendário. É pois, altura de ócio, criando receitas rápidas que os pequenos adoram, sobretudo de preparar! Em jeito de educação alimentar abra as portas da sua cozinha e deixe-os “deitar as mãos na massa”!

Pizas Coloridas
Idade recomendada: a partir dos 18 meses

BASE (3 bases)
170 gr de água; 30 gr de azeite; 350 gr de farinha de trigo; 10 gr de levedura granulada

MOLHO DE TOMATE
50 gr de azeite; 200 gr de cebola descascada; 2 dentes de alho; 350 gr tomates chucha pelados, bem maduros; 3 colheres (sopa) de tomate concentrado; 1 pitada de açúcar; orégãos para polvilhar.

RECHEIO PIZA PRIMAVERA
1 lata de atum; 2 rodelas de ananás em calda; 50 gr de cenouras baby cozidas; 50 gr de milho cozido; queijo parmesão ralado para polvilhar.

RECHEIO PIZA DE DOMINGO
100 gr de frango assado desfiado misturado com 30 gr de molho assado, sem gordura; 100 gr de cogumelos frescos laminados (ou de lata); 50 gr de bacon em tirinhas; queijo parmesão ralado para polvilhar.

Preparar a BASE
Método Convencional:
Misture a água, que deve ser tépida, com o azeite e o sal. Adicione a levedura granulada e a farinha, e misture bem. Depois de bem amassada, deixe repousar 20 minutos, coberta com um pano seco, em ambiente quente e seco. Decorrido este tempo, estenda bem a massa com a ajuda de um rolo, cubra com a base de tomate, os ingredientes escolhidos e polvilhe generosamente com o queijo ralado. Leve ao forno, pré-aquecido a 220 ºC, durante 15 minutos. 
Método Mycook:
Aqueça a água juntamente com o azeite e o sal, durante 30 segundos, a 40 ºC, na velocidade 2. Adicione a levedura granulada e a farinha e programe 2 minutos, na velocidade “Amassar”. Retire a massa do jarro e deixe-a repousar, durante 20 minutos, coberta com um pano seco, em ambiente quente e seco. Decorrido este tempo, estenda bem a massa com a ajuda de um rolo, cubra com a base de tomate, os ingredientes escolhidos e polvilhe generosamente com o queijo ralado. Leve ao forno, pré-aquecido a 220 ºC, durante 15 minutos.

Preparar o MOLHO DE TOMATE
Método Convencional:
Num tacho, deite o azeite, a cebola e o alho. Deixe refogar até a cebola estar translúcida. Junte os tomates cortados em pedaços. Deixe cozinhar durante 30 minutos, em lume brando. Tempere com uma pitada de açucar e os oregãos. Triture com a varinha mágica. Deixe arrefecer um pouco antes de cobrir as pizas.

Método Mycook: 
Coloque o azeite, a cebola e o alho no jarro e programe 4 minutos, 120 ºC, velocidade 1. Junte os tomates e programe 10 minutos, a 120 ºC, velocidade 1. Deixe cozinhar 25 minutos, 120 ºC, na velocidade 3. Coloque o cesto de inox em posição invertida e triture a base, carregando 2 vezes na função TURBO.  Tempere com o açúcar e os oregãos. Deixe arrefecer um pouco antes de cobrir as pizas.

Preparar as PIZAS
Corte todos os ingredientes em pedaços regulares. Distribua por cima da base de tomate. Cubra com o queijo ralado e leve ao forno. Poderá utilizar outros ingredientes a gosto. Aposte em porções discretas.

Vantagem nutricional:
A piza pode, de fato, ser uma refeição saudável, bastante atrativa, rápida e económica. O cuidado reside apenas em preferir uma base de tomate caseira, evitar ingredientes muito ricos em sal e não abusar de alimentos muito ricos em gordura, como o queijo gordo e os enchidos, apostando e diversificando com legumes ou fruta. Lembre-se que é uma refeição ligeira pelo que deve complementar previamente com sopa e concluir com fruta à sobremesa.

Dicas:
* Sempre que tenha sobras de um assado, seja carne ou peixe, re-utilize-os numa piza. Todos vão adorar!
* Prepare o molho para a base de tomate em maior quantidade e congele. Assim, terá sempre à mão, quando quiser preparar.


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Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)



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