Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Receita para Sobras: Souflé de Esparguete


Soufllé de Esparguete

Em tempo de crise, aproveitar bem as sobras alimentares de uma refeição anterior é imperativo. É, contudo, essencial que seja devolvido algum sabor aos alimentos que podem, efetivamente, ter perdido alguma suculência. Apostar num molho bechamel é uma rápida solução…
 Esta receita está apresentada para quem tem a Mycook e para quem vai ter :-D
Ingredientes - 4 Pessoas
MASSA
1,5 l de água; 10 gr de azeite; 500 gr de esparguete; sal para temperar

MOLHO BECHAMEL
330 gr de leite meio-gordo; 40 gr de farinha de trigo; 40 gr de azeite (~1dl); 1 cebola pequena; sal, pimenta e noz moscada.

SOUFLLÉ
3 ovos; 150 gr de sobras de carne ou peixe, enchidos e legumes crus ou cozidos/salteados

Como preparar a massa:

Convencional
Comece por cozer a massa, em água fervente contendo um pouco de sal. Passados 13 minutos, escorra a massa e reserve quente enquanto prepara o molho.

Mycook

Comece por cozer a massa, deitando a água e o azeite no jarro. Tempere com sal a gosto. Programe durante 13 minutos, a 120 ºC, na velocidade 2. Junte a massa, pelo bucal da tampa e deixe cozer, durante 8 minutos, a 100 ºC na velocidade 2. Passado este tempo, coe a massa com a ajuda do tabuleiro de vapor e reserve quente enquanto prepara o molho.


Como preparar o molho bechamel:

Convencional
Prepare um refogado com o azeite e a cebola picada. Acrescente a farinha e misture, em lume brando. Acrescente então, lentamente, o leite, mexendo sempre. Junte depois as gemas batidas. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz-moscada. Envolva.

Mycook
Coloque o azeite no jarro e aqueça durante 2 minutos, 120 ºC, velocidade 2. Junte a cebola e deixe cozinhar 5 minutos, 110 ºC, velocidade 1. Acrescente a farinha e regule 1 minuto, 100 ºC, velocidade 1. Acrescente então o leite e as 3 gemas. Tempere com o sal, a pimenta e um pouco de noz-moscada. Envolva durante uns segundos na vel. 5. Finalize, programando 5 minutos e 30 segundos, 100 ºC, velocidade 4.

Como preparar o Soufllé
Ligue o forno a 220ºC.
Unte uma forma alta com manteiga e reserve.
Transfira o molho bechamel para um recipiente e junte a massa cozida bem como as sobras que escolheu. Enriqueça com cogumelos, cenoura ralada crua ou milho cozido. Lave bem o jarro e, colocando a pá misturadora, levante as 3 claras em castelo, programando 3 minutos, velocidade 6. Incorpore delicadamente as claras em neve na mistura de bechamel. Deite este preparado na forma e leve ao forno, durante cerca de 30 minutos.

Vantagem nutricional
O soufflé é um prato da cozinha francesa de apresentação sofisticada e que tem uma enorme diversificação. O que se incorpora na receita, é que definirá a importância nutricional do prato. É uma opção muito calórica pelo que deve ser complementada com uma salada de legumes ou sopa para reduzir o seu consumo exagerado.

Dicas:
* Poderá utilizar esta receita para re-aproveitar carne ou peixe assados ou refogados. Neste caso, adicione uma pequena parte do molho do cozinhado ao molho bechamel para que, deste modo, fique mais saboroso.
* Poderá preparar esta receita a partir de esparguete (ou outro tipo de massa cozida) que tenha restado da refeição anterior.


E você... que receitas gostaria de ver aqui abordadas? Deixe o seu comentário.


Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)



Leia também:
Lulas com Tomate



Siga BabySol® nas Redes Sociais:
Email




Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!