Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Iogurte com Fruta preparado em casa

O iogurte preparado em casa é um alimento que volta a estar na moda. Bastante mais económico permite também responder às exigências nutricionais dos consumidores mais exigentes, sobretudo quando se encontram num contínuo, e acelerado, processo de adaptação alimentar…
Iogurte Natural com Puré de Fruta
(nota: receita só possível de ser introduzida na dieta do Bebé depois do iogurte de vaca ter sido autorizado)
   
Ingredientes - 8 copinhos
IOGURTE: 800 gr de leite gordo; 1 iogurte natural (de vaca); 60 g de açúcar mascavado; 2 medidas do copo de iogurte de leite em pó, do Bebé.
PURÉ DE FRUTA: 2 maçãs; 3 pêras; 20 g de água.

Método convencional

PURÉ DE FRUTA
Lave e descasque toda a fruta. Num tacho largo, coloque um fundo de água (~1 dl). Deite a fruta cortada em pedaços. Deixe cozer durante 5 minutos após ferver. Transfira imediatamente o puré para um recipiente bem limpo. Deixe arrefecer tapado. Refrigere quando estiver morno ou frio e preserve assim até ao dia seguinte.

IOGURTE
Misture o leite, o açúcar, o iogurte e o leite em pó do Bebé. Transfira esta mistura para os copinhos de uma iogurteira permitindo então que o iogurte elaborado possa fermentar. Deixe repousar durante a noite. No dia seguinte, distribua o iogurte obtido por pequenos recipientes individuais, de vidro ou plástico, que tenham tampa. Por cima, distribua uma pequena porção de puré de fruta preparado anteriormente, feche os recipientes e preserve no frigorífico até consumir. Mantenha durante 5 dias.

Método Mycook
PURÉ DE FRUTA
Lave e descasque toda a fruta. Deite a fruta no jarro e junte a água. Programe 5 minutos, 120 ºC, velocidade 1. Homogeneíze com a função turbo, durante 5 segundos. Transfira imediatamente o puré para um recipiente bem limpo. Deixe arrefecer tapado. Refrigere quando estiver morno ou frio e preserve assim até ao dia seguinte.

IOGURTE
Coloque a pá misturadora no jarro. Deite o leite, o açúcar, o iogurte e o leite em pó do Bebé. Programe 3 minutos, 70 ºC, velocidade 3. De seguida, envolva o jarro com uma manta ou cobertor de forma a isolar o calor no interior da Mycook, permitindo então que o iogurte elaborado possa fermentar. Deixe repousar durante a noite. No dia seguinte, distribua o iogurte obtido por pequenos recipientes individuais, de vidro ou plástico, que tenham tampa. Por cima, distribua uma pequena porção de puré de fruta preparado anteriormente, feche os recipientes e preserve no frigorífico até consumir. Mantenha durante 5 dias.

Vantagem nutricional:
O leite, rico em fósforo e cálcio, é um alimento lácteo com enorme vantagem nutricional, sobretudo para as crianças, já que a proteína presente contribui para o seu acelerado crescimento e o cálcio está implicado na boa formação óssea e dentária.

Dicas:
* Para quebrar a monotonia, ofereça, por vezes iogurte simples, alternando com puré de fruta, que pode ser feita a partir de várias frutas ou até de uma única variedade. Poderá também enriquecer com bolacha maria moída ou cereais. A fruta crua, em pedacinhos, é uma excelente opção para diversificar a oferta deste alimento, nos mais crescidos.
* Utilize leite em pó normal se a criança já beber leite de vaca.

Marque uma demonstração e descubra-o...
 Conheça Mycook, um revolucionário robot de cozinha que além de picar, ralar, bater, amassar, pesar e emulsionar, cozinha também por indução, uma novidade que lhe permite poupar tempo e economizar, tudo com total segurança. Faça deste o seu novo segredo
Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)


Leia também:

Siga BabySol® nas Redes Sociais:

Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


2 comentários:

  1. Boa tarde!

    Gostei muito do blog e tem temas bem interessantes.. Vou recomendar a pais dos meninos que atendo!

    Bom trabalho,

    Daniela Oliv.Magalhães
    http://aroundterapiadafala.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Daniela!
    O Blog BabySOl tem quase 600 artigos para os Pais...agradeço-lhe a divulgação.
    bjs e continuação de bom trabalho,

    Solange Burri

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!