Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mousse de Chocolate Negro

A  publicação desta minha receita tem 3 objetivos distintos:
1 - Chamar a atenção para um grande número de pessoas já que é uma receita clássica muito procurada;
2 - Informar essas pessoas para os perigos existentes na mousse e alertar, entre outros perigos, para que o chocolate não seja oferecido a crianças com idade inferior a 3 anos.
3 - Transferir algumas dicas para esta fabulosa receita: bater muito bem as gemas com o açúcar, deitar sal para exacerbar o sabor do chocolate e levar as claras à consistência de merengue. Resultado: em 2 horas de refrigeração, terá uma mousse extra fofa. Aguardo os comentários...sim?


O chocolate é, sem dúvida, um dos ingredientes mais requisitado pelas crianças e pelos adultos também. Na apresentação de mousse, representa uma sobremesa irresistível e que faz o agrado de todos e em qualquer ocasião!

Mousse de Chocolate Negro
Ingredientes (6 doses)
1 tablete (200 gr) de chocolate negro (de culinária); 6 ovos; 6 colheres (sopa) de açúcar; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 pitada de sal.

Método convencional
Junte as gemas e o açúcar, reservando de lado 1 colher de sopa de açúcar. Bata com a batedeira eléctrica durante 10 minutos. Entretanto coloque o chocolate, em pedaços, e a manteiga a derreter, no micro-ondas, a baixa potência, durante 5 minutos. Bata bem o chocolate derretido, para o homogeneizar, antes de o adicionar à mistura fofa de gemas. Misture com uma espátula. 
Bata agora as claras em castelo, bem firme. Incorpore depois, a colher de açúcar reservada e a pitada de sal. Continue a bater até obter consistência de merengue.
Delicadamente, incorpore o creme de chocolate nas claras em castelo, misturando muitoooooooo delicadamente. 
Distribua por recipientes individuais, com tampa. Caso contrário, cubra com película aderente. Leve ao frigorifico até servir. Polvilhe com amêndoa laminada.



Método MyCook
Comece por colocar a pá misturadora. Deite as 6 claras no jarro, feche, e programe 5 minutos, velocidade 6. Junte uma colher de sopa de açúcar e o sal, e programe, na mesma velocidade, mais 1 minuto; 
Transfira as claras em castelo para um recipiente largo. Reserve.
Retire a espátula misturadora. Deite no jarro o chocolate e a manteiga. Programe 3 minutos, velocidade 1. Derreta, programando 5 minutos, 60 ºC, velocidade 2. Homogeneíze, carregando alguns segundos na velocidade 5.
Junte as gemas e o restante açúcar. Misture 4 minutos, velocidade 6. Envolve este creme nas claras em castelo, mexendo delicadamente. Transfira para recipientes individuais.
Refrigere algumas horas no frigorífico até servir. Polvilhe com amêndoa laminada.

Vantagem nutricional:
O chocolate negro é conhecido pelo seu elevado teor em polifenóis, antioxidantes de interesse nutricional e metabólico, no organismo. Contudo, é rico em gordura e açúcar pelo que o seu consumo deve ser também moderado. Por ser um alimento alergénio, só deve ser oferecido às crianças depois dos 3 anos.

Dicas:
* Para um resultado mais requintado, distribua a mousse de chocolate por copos de vidro transparente. Entre camadas de bolacha maria picada ou fruta laminada (ex. banana, morangos, ananás fresco) permita que o seu convidado escolha o que mais desejar. Enfeite com amêndoa, chantilly ou drageias.
* Cuidado com esta sobremesa em dias ou ambientes quentes. Os ovos, como não sofrem aquecimento/cozedura poderão causar gastroenterites. Escolha os ovos bem frescos para esta receita.

E cá fico à espera do resultado...comentem! obrigada :-)

Com vista à promoção de uma Alimentação Saudável na Famílias, este artigo tem autorização da autora para ser publicado em sites de Escolas, Creches e Infantários. Apenas se solicita que não se altere o seu conteúdo e a sua origem/autoria seja preservada.



Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)





Siga BabySol® nas Redes Sociais:
Email


Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!