Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pãezinhos para a Merenda Escolar




São muitos os pais que procuram continuamente novas ideias para as merendas dos filhos ou, tão-somente, desejam enriquecer o seu monótono pequeno-almoço onde o leite tem o papel principal. Deixamos esta sugestão no sentido de demonstrar também a enorme versatilidade da Mycook.

Pãezinhos para a Merenda Escolar

Ingredientes
(a partir dos 12 meses)

400 gr de farinha; 200 gr de água; 50 gr de azeite; 30 gr de levedura seca; 2 colheres (café) de sal refinado; 2 colheres (café) de açúcar

Método Convencional
Introduzir todos os ingredientes numa vasilhe e amasse bem até obter uma massa homogenea. Depois, molde pequenos pãezinhos, do tamanho de bolas de pingue-pongue e disponha sob um tabuleiro untado com azeite. Cubra com um pano e mantenha em local aquecido durante 2 horas.
Pouco antes do tempo para levedar a massa terminar, pré -aqueça o forno a 220 ºC.
Leve ao forno durante 20 minutos. Deixe arrefecer antes de servir. Acompanhe com compota de morango (ou outra fruta), fiambre, queijo ou manteiga alternando a variedade do recheio ao longo da semana.

Método MyCook
Introduzir todos os ingredientes no jarro e programe 2 minutos, na velocidade AMASSAR.
Retire a massa do jarro e molde pequenos pãezinhos, do tamanho de bolas de pingue-pongue e disponha sob um tabuleiro untado com azeite. Cubra com um pano e mantenha em local aquecido durante 2 horas.
Pouco antes do tempo para levedar a massa terminar, pré -aqueça o forno a 220 ºC.
Leve ao forno durante 20 minutos. Deixe arrefecer antes de servir. Acompanhe com compota de morango (ou outra fruta), fiambre, queijo ou manteiga alternando a variedade do recheio ao longo da semana.


Vantagem nutricional:O pão é, sem dúvida, um dos alimentos mais interessantes para a criança e, talvez, o mais negligenciado. Sendo rico em hidratos de carbono e fibra, é um alimento energético, ideal para suprimir as necessidades da criança em crescimentos, e assim que começa a andar. Deve pois fazer parte do pequeno-almoço, logo a partir dos 12 meses, para complementar o leite. Prefira variedades de mistura, centeio, girassol ou soja porque são mais ricas em fibra. Varie os tipos de pão ao longo da semana.

Dicas:
* Para saber se a massa já está fermentada proceda assim: quando colocar a massa a fermentar, faça uma pequena bolinha com a massa e deite dentro de um pequeno copo com água morna. Quando a bolinha duplicar de tamanho, a massa de pão já estará levedada.

* Poderá realizar esta receita quando estiver mais disponível e congelar depois, para usar durante a semana. Quando os pãezinhos tiverem arrefecido totalmente, corte-os ao meio e ensaque-os, acondicionando bem. Congele durante 1 mês. Durante a semana, retire do congelador, recheie enquanto congelado e envolva num guardanapo de papel. Mande assim para a escola. Estará descongelado quando for hora do recreio.

Leia também:
O que mandar na merenda escolar?


E você... que receitas gostaria de ver aqui abordadas? Deixe o seu comentário.
Com vista à promoção de uma Alimentação Saudável na Famílias, este artigo tem autorização da autora para ser publicado em sites de Escolas, Creches e Infantários. Apenas se solicita que não se altere o seu conteúdo e a sua origem/autoria seja preservada.
Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)




Siga BabySol® nas Redes Sociais:
Email


Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:



1 comentário:

  1. Olá Dra.
    Gostaria de ver algumas dicas sobre obesidade infantil...
    Obrigada

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!