Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Empadão de Carne com legumes

Falta cada vez mais tempo e quando há crianças pequenas em casa, nem sempre existe criatividade para, em pouco tempo, oferecer um prato saboroso e saudável. Incluir legumes, mesmo de forma disfarçada, pode ser pouco
aliciante. Vamos contrariar essa tendência? Use discretamente os legumes desta forma intensificará os sabores.

Veja no final da receita como obter gratuitamente o E-book com o compacto das últimas receitas!

 
Ingredientes (4 doses):

RECHEIO: 100 gr de alho francês (parte branca); 100 gr de cenoura; 20 gr de salsa picada; 40 gr de azeite; 50 gr de água; 250 gr de carne de vaca picada.
PURÉ: 900 gr de batata, 100 gr de leite meio-gordo, 40 gr de manteiga, sal e noz-moscada a gosto, 1 ovo batido.

Modo Convencional
Lavar, preparar e cortar o alho francês em rodelas finas (aproveite a parte verde para futuras utilizações). Ralar a cenoura. Junte o azeite num tachinho, junte estes legumes e refogue até o alho francês estar translúcido. Junte depois a carne picada e a água. Tempere a gosto. Cozinhe, em lume brando e tapado durante cerca de 30 minutos.
Entretanto prepare o puré: leve água ao lume numa panela, tempere com sal. Junte as batatas em pedaços, depois de descascadas e cortadas em pedaços. Deixe cozer passado cerca de 20 minutos.
Depois faça o puré, coando as batatas e passando-as no passevite. Leve de novo ao lume, junte a manteiga e o leite e misture energeticamente com uma colher. Tempere a gosto.
Distribua metade do puré no tabuleiro, cubra com o recheio de carne e termine com o restante puré, alisando bem a superfície e pincelando com o ovo batido. Leve ao forno, a 200 ºC, a gratinar durante 10 minutos.
Modo MyCook
Lavar, preparar e cortar os legumes em pedaços (aproveite a parte verde para futuras utilizações).
Introduza o alho francês, a cenoura e a salsa no jarro e triture, programando 2 minutos, velocidade 1. Junte o azeite e refogue, programando 5 minutos, 120 ºC, velocidade 3. Adicione a água, a carne picada e o tempero a gosto.
Entretanto, coloque as batatas no tabuleiro de vapor. Feche o jarro e programe 30 minutos, 120 ºC, velocidade 3. Reserve o recheio.
Unte um tabuleiro com um pouco de manteiga. Ligue o forno a 200 ºC.
Passe o jarro por água, introduza as batatas cozidas a vapor, o leite e tempere. Programe 2 minutos, a 90 ºC, na velocidade 5. Junte a manteiga e misture durante 1 minuto, velocidade 5.
Distribua metade do puré no tabuleiro, cubra com o recheio de carne e termine com o restante puré, alisando bem a superfície e pincelando com o ovo batido. Leve ao forno, a 200 ºC, a gratinar durante 10 minutos.

Vantagem nutricional:
A parte verde do alho francês confere bastante sabor para além da fibra, vitaminas e sais minerais que veicula juntamente com a cenoura. Prefira a carne picada com baixo teor de gordura; vigie o teor no rótulo, caso compre já picada. Preferencialmente, peça para picar na altura ou, em alternativa, compre carne e pique-a na Mycook, função turbo, durante 5 minutos.

Dicas:
* O empadão é uma excelente forma de reaproveitar sobras de refeições anteriores. Para isso tenha apenas o cuidado de preparar um refogado caldoso de legumes para tornar o recheio mais suculento.
* Evite misturar muitas variedades de legumes para não correr o risco de tornar o prato pouco interessante ao paladar.
Se deseja receber gratuitamente o E-book de receitas concebido por Solange Burri em parceria com a MyCook, faça o download aqui.

E você... que receitas gostaria de ver aqui abordadas? Deixe o seu comentário.
Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)
Leia também:

Siga BabySol® nas Redes Sociais:
Email








Receba as actualizações do Portal BabySOL®:



Introduza o seu email:

1 comentário:

  1. Bom dia,
    Por falta de tempo, para fazer a comida da minha bebe de 9 meses, costumo descascar os legumes e deixa-los em agua na geladeira na noite anterior. Tem algum problema, perde-se vitaminas nesta agua?
    No almoço, já faço comida para o jantar e coloco em vidros e levo para a geladeira ainda quente, e a noite reaqueço no micro-ondas, está correto? Agradeço sua resposta. Parabens pelo blog. beijos

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!