Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Oferecer legumes às crianças: receita de Quiche!

Ao fim-de-semana, apesar do tempo livre, o tempo na cozinha deve ser bem gerido para, efectivamente, criar qualidade na partilha familiar, na escolha da oferta alimentar e na boa gestão da comida que sobra! Fazer uma quiche, aproveitando o que tem no frigorífico, é salutar para todos.

Veja no final da receita como ober gratuitamente o E-book com o compacto das últimas receitas!

Quiche Primavera
(6 pessoas)

Ingredientes
MASSA: 300 gr Farinha; 150 gr Manteiga; 1 Ovo; 50 gr Água; sal.

RECHEIO: 20 gr de azeite; 100 gr de alho francês; 100 gr de cenoura ralada; 200 gr de carne assada ou refogada; 150 gr de bacon em tirinhas; 2 pacotes de natas de culinária; 10 azeitonas pretas; sal e noz-moscada.

Modo convencional Pré-aqueça o forno a 200 ºC.

MASSA
Misture todos os ingredientes numa tigela e amasse bem até a massa ligar totalmente. Depois, estenda-a bem com um rolo, numa superfície polvilhada de farinha. Forre uma forma untada com a massa esticada e perfure-a com um garfo; introduza no forno pré-aquecido a 200 ºC durante 20 minutos.

RECHEIO
Com o azeite, refogue o alho francês cortado em rodelas finas e a cenoura ralada azeite.  Junte a carne assada que desfiou previamente e envolva no refogado. Retire e acrescente os ovos previamente batidos. Envolva. Adicione o bacon, as natas e as azeitonas. Tempere a gosto. Misture novamente.

Transfira o preparado para a forma quando a massa estiver cozida; Leve ao forno durante 25 minutos, a 180ºC. Sirva quente ou fria.



Modo MyCook

Pré-aqueça o forno a 200 ºC.
MASSA
Introduza todos os ingredientes no jarro e programe 2 minutos, velocidade AMASSAR. Retire a massa do jarro e estenda-a bem com um rolo, numa superfície polvilhada de farinha. Forre uma forma untada com a massa esticada e perfure-a com um garfo; introduza no forno pré-aquecido a 200 ºC durante 20 minutos.

RECHEIO
No jarro, deite o alho francês e a cenoura. Junte o azeite. Triture e refogue durante 5 minutos, na velocidade 1; Junte a carne assada e desfie, 1 minuto, velocidade 1. Acrescente os ovos, envolva 2 minutos na velocidade 2; Adicione o bacon, as natas e as azeitonas. Tempere a gosto. Homogeneize 30 segundos, na velocidade 2.

Transfira o preparado para a forma quando a massa estiver cozida; Leve ao forno durante 25 minutos, a 180ºC. Sirva quente ou fria.

Vantagem nutricional:A quiche não deixa de ser uma opção culinária rica em gordura e portanto, mesmo contendo legumes, deve ser consumida pontualmente. Prefira natas light ou, em alternativa, de soja. Prefira também a massa quebrada em vez de massa folhada por conter menos gordura. É uma excelente oportunidade para promover o consumo de legumes nas crianças e para enriquecer festas e lanches, do agrado de todos.

Dicas:

* Se as sobras foram de um assado ou refogado use um pouco do molho no recheio, irá dar sabor à quiche e salientar o ingrediente principal.

* O segredo de uma boa quiche é saber combinar os ingredientes disponíveis tendo sempre o cuidado de gerir quantidades. O atum enlatado ou peixe assado/grelhado combina bem com tomate + brócolos ou espinafres, a carne combina melhor com cenoura + alho francês (ou cebola) ou milho cozido. Fazer um ligeiro refogado com os legumes enaltece também o seu sabor.

Se deseja receber gratuitamente o E-book de receitas concebido por Solange Burri em parceria com a MyCook, faça o download aqui.

Ler mais:

 
Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)
 
Siga BabySol® nas Redes Sociais:
Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:



Introduza o seu email:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!