Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Crumble de Pêssegos - Receita para Celíacos

Quando se tem um consumidor celíaco em casa, a dieta pode ficar muito limitada e, por vezes, também muito monótona. Aproveite a fruta da época para preparar esta sobremesa que fará as delícias de toda a família!

Veja no final da receita como obter gratuitamente o E-book com o compacto das últimas receitas! Se não tem Mycook, prepare todas as receitas pelo método convencional que lhe indicamos...

Foto: Maria João Dias
                  Crumble de Pêssegos
                               
Ingredientes (para 4 pessoas):

4 pêssegos maduros; 20 g + 80 g de açúcar mascavado; 100 g de amêndoa torrada; 80 g de manteiga bem fria; 80 g de farinha de arroz; amêndoa laminada para decorar.
Método Convencional
Ligue o forno a 180ºC.
Comece por lavar e descascar os pêssegos. Corte-os em pedaços e misture com as 20 g de açúcar.  Transfira para um recipiente refratário, untado com manteiga e reserve.
Triture a amêndoa numa picadora. Transfira para uma tigela, junte a manteiga, a farinha de arroz e o restante açúcar. Com a ponta dos dedos, misture tudo muito bem.  Transfira este preparado para o recipiente refratário cobrindo os pêssegos. Leve ao forno durante 15 minutos. Polvilhe com a amêndoa laminada e sirva morno.
Método MyCook
Ligue o forno a 180ºC.
Comece por lavar e descascar os pêssegos. Deite-os no jarro juntamente com as 20 g de açúcar. Seleccione 2 minutos, velocidade 1. Transfira para um recipiente refratário, untado com manteiga e reserve.
Coloque a amêndoa no jarro. Triture programando 3 minutos, velocidade 1. Junte a manteiga, a farinha de arroz e o restante açúcar. Selecione 30 segundos, misturando bem na velocidade 2. Transfira este preparado para o recipiente refratário cobrindo os pêssegos. Leve ao forno durante 15 minutos. Polvilhe com a amêndoa laminada e sirva morno.

Vantagem nutricional:
A farinha de arroz é isenta de glúten, mas pode fazer parte da dieta dos restantes membros da família. Oferece energia e vitaminas do complexo B, ferro, fósforo e potássio para além de ainda ser rico em proteína vegetal. O pêssego, rico em vitamina C e pectina (fibra) tem uma vantagem laxante que contrapõe o efeito obstipante da farinha de arroz. É uma sobremesa rica em açúcar e gordura pelo que deve ser oferecida moderadamente e, preferencialmente, a seguir às refeições.

Dicas:
* Poderá preparar esta receita com qualquer fruta que tenha disponível. Resulta muito bem com frutos ácidos como morangos, framboesas ou mirtilos.
* Em alternativa à farinha de arroz, pode utilizar a farinha de aveia ou trigo também, na mesma proporção. Contudo, neste caso o seu consumo já não se adequa para celíacos.

E você... que receitas gostaria de ver aqui abordadas? Deixe o seu comentário.

Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)
Leia também:

Se deseja receber gratuitamente o E-book de receitas concebido por Solange Burri em parceria com a MyCook, faça o download aqui.



Marque uma demonstração e descubra-o...
 Conheça Mycook, um revolucionário robot de cozinha que além de picar, ralar, bater, amassar, pesar e emulsionar, cozinha também por indução, uma novidade que lhe permite poupar tempo e economizar, tudo com total segurança. Faça deste o seu novo segredo.
 
Siga BabySol® nas Redes Sociais:
Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:
Introduza o seu email:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!