Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 1 de julho de 2012

Douradas ao Sal - Receita para a Família

Cozinhar peixe e torná-lo bastante saboroso e apelativo pode ser um problema, sobretudo durante a correria da semana. Comprar o peixe fresco já amanhado é uma excelente forma de poupar tempo e riscos de contaminação na cozinha… Chegando a casa, rapidamente prepara a mistura de sal perfumada, envolve o peixe e espera os resultados!

Veja no final da receita como obter gratuitamente o E-book com o compacto das últimas receitas! Se não tem Mycook, prepare todas as receitas pelo método convencional que lhe indicamos...

                  Douradas ao sal
                               
Ingredientes:
(para 2 pessoas)

700 g de água; 8 batatas médias; 2 kg de sal grosso; 2 limões; 1 ovo batido; 2 douradas amanhadas; 1 punhado de funcho ou tomilho; azeite para pincelar.

Método Convencional
Amanhe as douradas e prepare a mistura de sal: junte o sal com a raspa dos limões. Acrescente o ovo batido. Na barriga das douradas coloque rodelas de limão e a erva aromática que escolheu. Feche bem. Pincele a superfície das douradas com azeite. Coloque uma camada de sal grosso no fundo do tabuleiro de vapor. Disponha as 2 douradas assegurando que as respectivas barrigas estão bem fechadas. Cubra com o restante sal, pressionando ligeiramente para que fique bem agarrado. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 45 minutos
Entretanto prepare as batatas: lave bem as batatas e deixe-as inteiras, com casca. Coloque-as num tacho com um pouco de água, tempere com sal e deixe cozer durante 25 minutos.
Coe as batatas. Dê-lhes um murro com a ajuda de um pano e tempere com um fio de azeite e alho picado. Sirva a acompanhar o peixe.

Método MyCook
Lave bem as batatas e deixe-as inteiras, com casca.
Deite a água no jarro e coloque as batatas no cesto perfurado, feche e coloque o tabuleiro de vapor por cima.
Junte o sal com a raspa dos limões. Acrescente o ovo batido. Na barriga das douradas coloque rodelas de limão e a erva aromática que escolheu. Feche bem. Pincele a superfície das douradas com azeite. Coloque uma camada de sal grosso no fundo do tabuleiro de vapor. Disponha as 2 douradas assegurando que as respectivas barrigas estão bem fechadas. Cubra com o restante sal, pressionando ligeiramente para que fique bem agarrado. Tape e programe 45 minutos, 110 ºC, velocidade 3.
Coe as batatas. Dê-lhes um murro com a ajuda de um pano e tempere com um fio de azeite e alho picado. Sirva a acompanhar o peixe.

Vantagem nutricional:
O peixe é sempre uma excelente opção alimentar pois possui gordura de boa qualidade nutricional ou contrário da carne. Além disso, veicula iodo, um mineral esquecido na dieta dos portugueses e bem presente nos produtos do mar.

Dicas:* Poderá realizar este prato com outra variedade de peixe ou até mesmo com frango. Deve apenas ter o cuidado de manter a peça inteira e a pele intacta e sem cortes;
* Para criar outro sabor, poderá preparar este prato com laranja em vez de limão.

Se deseja receber gratuitamente o E-book de receitas concebido por Solange Burri em parceria com a MyCook, faça o download aqui.






Marque uma demonstração e descubra-o...
 Conheça Mycook, um revolucionário robot de cozinha que além de picar, ralar, bater, amassar, pesar e emulsionar, cozinha também por indução, uma novidade que lhe permite poupar tempo e economizar, tudo com total segurança. Faça deste o seu novo segredo.

E você... que receitas gostaria de ver aqui abordadas? Deixe o seu comentário.
Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)
Leia também:

Siga BabySol® nas Redes Sociais:
Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:



Introduza o seu email:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!