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quarta-feira, 11 de julho de 2012

Salada de Verão para todos!

Engana-se quem pense que uma rica salada de vegetais pode suprimir as necessidades energéticas de adultos e crianças. A fonte de energia alimentar deve estar presente na salada para permitir, só assim, que seja uma refeição completa. Abuse das cores mas não tanto do molho…

Salada de Verão com Molho de Iogurte
(a partir dos 24 meses)

Ingredientes para 4 doses:

MASSA E OVOS
10 g de azeite; 200 g massa espiral integral; 2 ovos; sal para temperar

                                                                                                                  Foto: Maria João Dias
SALADA
150 g de alface; 80 g de cenoura; 1 peito de frango cozinhado (sobras); 100 g de milho cozido; 8 tomates cereja; fruta a gosto (laranja, maçã ou kiwi)

MOLHO DE IOGURTE
2 iogurtes naturais; sumo de limão; orégãos q.b.

Método convencional
Comece por colocar a massa e os ovos a cozer: lave bem os ovos e num tacho de água fervente temperada com sal, cosa-os durante 12 minutos.  Depois escorra e transfira a massa para uma taça de vidro. Descasque os ovos e reserve.
Entretanto, prepare a salada: assegure que a alface é bem lavada e higienizada.  Disponha a alface cortada por cima da camada de massa cozida. Descasque a cenoura, rale-a e desfie o frango. Deite por cima da alface cortada. Escorra o milho e espalhe por cima do frango e da cenoura ralada. Enfeite com os tomates bem lavados e os ovos cortados em rodelas. Prepare agora o molho de iogurte: misture os iogurtes, algumas gotas de limão e os orégãos.
Distribua o molho por cima da salada ou sirva à parte.
Lave e descasque a fruta e, no último minuto, enfeite a salada com a fruta cortada a gosto.

Método Mycook
Comece por colocar a massa e os ovos a cozer: encha o jarro com 800 g de água, tempere com sal. Feche e programe 12 minutos, 120 ºC, velocidade 2. Abra o jarro, introduza o cesto perfurado, junte um fio de azeite e introduza a massa e os ovos bem lavados. Coza durante 10 minutos, 120 ºC, velocidade 2. Abra o jarro e escorra com a ajuda do cesto perfurado, transfira a massa para uma taça de vidro. Descasque os ovos e reserve.
Entretanto, prepare a salada. Introduza os 400 g de água e a alface bem lavada e higienizada. Programe 20 segundos, na velocidade 4. Abra e verifique se deseja a alface mais cortada. Nesse caso, repita a operação. Coe a alface com a ajuda do cesto perfurado. Disponha a alface cortada por cima da camada de massa cozida. Descasque a cenoura e triture-a juntamente com o peito de frango cozinhado, seleccionando 1 minuto, velocidade 1. Deite por cima da alface cortada. Escorra o milho e espalhe por cima do frango e da cenoura ralada. Enfeite com os tomates bem lavados e os ovos cortados em rodelas. Prepare agora o molho de iogurte. No jarro lavado e seco, coloque o iogurte, algumas gotas de limão e os orégãos. Carregue na função turbo durante alguns segundos.
Distribua o molho por cima da salada ou sirva à parte.
Lave e descasque a fruta e, no último minuto, enfeite a salada com a fruta cortada a gosto.

Vantagem nutricional:
No Verão as necessidades energéticas de qualquer indivíduo são menores pelo que o consumo de alimentos de menor densidade calórica deve ser francamente explorado em jeito de saladas frescas e recém-preparadas. Estes pratos oferecem um vasto leque de vitaminas e sais minerais para além da excelente fonte de fibra. Aposte na incorporação de massas e em alimentos com cores variadas que possibilitam uma rotação muito interessante de nutrientes.

Dicas:
* Alimentos consumidos crus como os vegetais e frutos devem ser higienizados antes do seu consumo. Recorra a um produto específico para este efeito e respeite sempre as dosagens recomendadas pelo respetivo fabricante.
* Esta receita pode ser preparada recorrendo a sobras que tenha no frigorífico como peixe assado, carne estufada ou assada e até mesmo utilizando massa que tenha sobrado da refeição anterior

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Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)
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