Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Papelotes de Salmão e Legumes


O salmão é um peixe gordo e por isso merece um cuidado especial na sua confeção para que não se incremente, ainda mais, o seu teor em gordura e que se pode tornar nefasto para o organismo. Por isso, cozinhe-o grelhado ou cozido a vapor! Veja como…

Veja no final da receita como obter gratuitamente o E-book com o compacto das últimas receitas! Se não tem Mycook, prepare todas as receitas pelo método convencional que lhe indicamos...

Papelotes de Salmão e Legumes
Ingredientes
(4 doses)

800 g de água; 10 g de sal grosso; 200 g de batatinhas com casca; 200 g de macedónia de legumes ultracongelados; 1 dente de alho; 2 hastes de tomilho-limão; Azeite q.b.; Sal refinado a gosto; 500 g de lombo de salmão fresco.
Método Convencional
Leve 500ml de água ao lume e tempere com o sal grosso. Lave bem as batatas, deixando-as com a casca. Pique-as ligeiramente com um garfo. Introduza na água fervente, tape a panela e deixe cozinhar, cerca de 20 minutos em lume brando.
Num tacho largo, introduza 300ml de água e, em lume brando, deixe ferver enquanto prepara os papelotes: corte papel de alumínio em 4 quadrados de 50x50 cm. Coloque estes quadrados em cima de uma bancada, com a parte brilhante virada para baixo. Distribua os legumes ultracongelados pelos 4 quadrados. Tempere depois com sal refinado, um fio de azeite e o tomilho-limão. Coloque por cima o salmão em cubos. Tempere com o alho picado e uma pitada de sal apenas. Junte as pontas de cada quadrado, apertando-as, fazendo pequenas trouxas. Coloque-as no interior do tacho com a água a ferver, e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 30 minutos, tapado.
Findo esse tempo, coe as batatinhas e disponha-as numa travessa, ao lado das trouxinhas de peixe, ligeiramente abertas. Sirva imediatamente.
Método MyCook

Introduza a água no jarro e tempere com o sal grosso. Lave bem as batatas, deixando-as com a casca. Pique-as ligeiramente com um garfo. Coloque-as no cesto de inox perfurado.
Prepare agora os papelotes, corte papel de alumínio em 4 quadrados de 50x50 cm. Coloque estes quadrados em cima de uma bancada, com a parte brilhante virada para baixo. Distribua os legumes ultracongelados pelos 4 quadrados. Tempere depois com sal refinado, um fio de azeite e o tomilho-limão. Coloque por cima o salmão em cubos. Tempere com o alho picado e uma pitada de sal apenas. Junte as pontas de cada quadrado, apertando-as, fazendo pequenas trouxas. Coloque-as no cesto de cozer a vapor. Feche o jarro e programe 45 minutos, 120 ºC, velocidade 3.
Findo esse tempo abra o jarro, coe as batatinhas e disponha-as numa travessa, ao lado das trouxinhas de peixe, ligeiramente abertas. Sirva imediatamente.

Vantagem nutricional:Mesmo sendo rico em gordura insaturada, destacando-se o ácido gordo ómega 3 de excelente vantagem para o organismo sobretudo a nível cerebral, o salmão deve ser consumido com moderação e sempre cozinhado em pouca gordura. Os legumes ultracongelados preservam um teor em vitaminas e sais minerais considerável já que são processados no auge da sua frescura. A combinação dos legumes cozidos e do peixe gordo é perfeita!

Dicas:
* Poderá preparar este prato a partir de qualquer variedade de peixe. Tratando-se de peixe magro, adicione um pouco mais de azeite quando preparar os papelotes.
* Se pretender obter um prato mais vistoso, opte por uma mistura de legumes ultracongelados mais exótica, à base de algas. Além de resultar num prato especial ainda veicula iodo, presente nas algas, e de excelente vantagem nutricional para o organismo!

Se deseja receber gratuitamente o E-book de receitas concebido por Solange Burri em parceria com a MyCook, faça o download aqui.

E você... que receitas gostaria de ver aqui abordadas? Deixe o seu comentário.
Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)
Leia também:

Siga BabySol® nas Redes Sociais:
Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!