Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A banana é obstipante?! A partir de hoje, não!

 
Sabemos que quando algo não corre bem na alimentação da criança, reflecte-se algumas horas depois na fralda...Por isso mãmãs estejam atentas, sim senhora, e estabeleçam estratégias logo ao mais pequeno sinal de alarme!
A natureza é sábia e disso nunca duvidámos por isso na hora de decidir o que vamos dar para comer, lembrem-se sempre: BANANA!
Este fruto, altamente rico em potássio, mineral fundamental para estimular as funções nervosas e musculares, é um dos primeiros frutos que o bébé pode comer. Mas como é possível, se provoca obstipação nos frágeis seres?? Pensam as mamãs...
 
Quando está pouco madura, a parte central da banana (veio escuro) é indigerível pelo intestino delgado acabando por fermentar no intestino grosso, provocando gases e obstipação. Resultado: ideal para casos de DIARREIA. No entanto, com o amadurecimento, o amido converte-se em açúcar, tornado a banana bastante digerível, facilitando o trânsito do tracto intestinal. Resultado: ideal para casos de OBSTIPAÇÃO.
Por isso, caras mãmãs, a dificuldade agora é mesmo arranjar rapidamente bananas maduras se o filhote está obstipado. Nada mais simples: colocar as bananas junto de maçãs que amadurecem qualquer fruta em redor ou, no pior caso, retirar o veio central da banana pouco madura.
Por último queria ainda deixar outra dica: este fruto é fundamental para fazer um excelente batido, ajuda a ligar a restante fruta com o leite. Sim porque um dia destes tenho que vir aqui falar em alternativas ao leite...
Por isso, banana para bebés pequeninos sim, mas madura, combinado? Isto se estiver tudo normal. E já agora mais uma mensagem: se a criança rejeitou este fruto, das primeiras vezes que provou, ou até se fez alergias isso não quer dizer que não possa, e deva ser dado mais tarde. Peçam orientação ao pediatra da próxima vez que forem à consulta!


Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também estes artigos:
E você... que receitas gostaria de ver aqui abordadas? Deixe o seu comentário.
Com vista à promoção de uma Alimentação Saudável na Famílias, este artigo tem autorização da autora para ser publicado em sites de Escolas, Creches e Infantários. Apenas se solicita que não se altere o seu conteúdo e a sua origem/autoria seja preservada.
 
Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)
 


Receba as actualizações do Portal BabySOL®:



Introduza o seu email:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!