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terça-feira, 16 de outubro de 2012

Será a gelatina um bom alimento para as crianças?

Adquiri recentemente o Menú BabySOL +12 meses, e reparei que sugere a gelatina de fruta. Gostaria de perguntar se a gelatina é ou não adequada para crianças. No caso positivo, quais as mais saudáveis? (Mamã Patrícia).

Se incorporada numa dieta saudável e equilibrada, a gelatina pode fazer parte da dieta infantil. Contudo, há que ter presente que se trata de um alimento rico em açucar e aditivos e que, por outro lado, vai quase sempre demover o consumo da fruta na refeição em que for oferecida. Portanto, a gelatina que até apresenta um teor elevado em proteína não é das sobremesas doces mais críticas, sobretudo se for oferecida esporadicamente à criança e em complemento a outros alimentos saudáveis que se satisfatoriamente ingerir ao longo do dia, da semana!

Ainda assim,  existem gelatinas elaboradas a partir de proteína vegetal mas que existe uma, ou outra marca, que utiliza, na sua formulação, a proteínal de origem animal, nomeadamente suína, do não tão interessante do ponto de vista nutricional. Deste modo, o consumo de gelatina proveniente de fonte vegetal, elaborada a partir de agar-agar extraído de algas é mais importante se a compra deste produto, mais caro, estiver ao alcance da família.

Em alternativa, poderá adquirir gelatina agar-agar, de excelente qualidade, pelo menor teor em açucar e nulo em aditivos e confeccionar a partir de casa. Contudo, é importante que saiba que o pH ácido da fruta, quer crua quer cozida, compromete a solidificação da gelatina, razão pela qual deve utilizar nesta preparação apenas fruta pouco ácida (cortada - pêra, manga, banana: não cortada - morangos, uvas) ou em calda (pessego ou ananas em pedaços) de modo a garantir que a fruta se liga com a gelatina.

Deixo pois aqui algumas receitas para partilhar hoje convosco:

- GELATINA DE MAÇÃ

3 Maçãs; 0,5 lt de água; 3 colher (sopa) de agar-agar em pó; 1 colher (sopa) de açucar; 1 pitada de sal; algumas gotas de sumo de limão.

Cozer as maçãs com a água, o sal e o agar-agar.
Juntar o limão e o açucar e passar com a varinha. Passar o recipiente a utilizar por água fria e verter aí gelatina. Deixar arrefecer e levar ao frigorifico. Ou pode ser desenformada, aquecendo ligeiramente no microondas e quando estiver morna ao toque, desenforme rapidamente e coloque mais alguns minutos no frio.

- GELATINA DE FRUTAS

0,6 lt de água; 3 g de agar-agar; 60 g de açucar; 600 g de fruta da época.
 
Ferver a água com o açucar e o agar-agar.

Cortar a fruta em pedaços, ou deixar inteira se for pequena (ex. uvas) e colocar num recipiente.
Verter a água por cima da fruta, deixar esfriar e levar ao frigorifico. Pode também triturar os frutos e depois juntar com a água. Nesse caso, pode ser necessário ter de aumentar a quantidade de agar-agar para 5g ou 6 g (Nota: As soluções mais acidas e o excesso de açucar fazem com que o agar agar perca a força gelatificante).
Poderá também, para variar, acrescentar uma parte de água e uma parte de leite (leite de coco ou leite de soja ou leite de vaca), fica igualmente muito atractiva.

Por último, considero fundamental que os pais analisem frequentemente as ementas dos infantários de modo a perceber se, com a gelatina, o consumo da fruta está a ser comprometido ao longo da semana. É que, sendo um produto alimentar saudável, e do agrado das crianças, a tendência para implementar este hábito é muito comum e derruba a tentativa de estimular o consumo da criança pela fruta e pela redução do açucar na sua dieta. A reflectir!

 
Consultora em Alimentação em Escolas e Infantários
(Mestrado na área da Nutrição Infantil)
 

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