Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O que deve saber sobre o iogurte...

Não sei se me pode esclarecer uma dúvida, já que ouço várias 'versões' dos iogurtes, gostava de saber qual de facto é a mais acertada. Os meus filhos adoram iogurtes, principalmente o mais velho. Quando abrimos um iogurte de aroma, este apresenta aquele líquido próprio do iogurte. Já ouvi dizer que se deve deitar fora, e já ouvi dizer que se deve misturar o líquido com o iogurte e comer. Qual é afinal a opção certa? Esse líquido tem algumas propridades, são benéficas, não são benéficas? Aproveita-se ou é melhor deitar fora? (Mamã M.)
Este líquido é soro de leite e contém vitaminas e sais minerais, provenientes do leite e que devem ser aproveitados, sempre! Deve pois misturar no iogurte.

Outra questão, tenho por norma fazer eu os iogurtes, já que tenho uma iogurteira. Costumo dar aos meus filhos, faço bem? Esse iogurte dito 'caseiro' tem tantas propriedades e é tão benéfico quanto os outros?
Ainda que seja mais pobre em açucar, e livre de aditivos, sou da opinião que, varie a marca de iogurte natural que utiliza para incorporar o leite, e fazer o iogurte. Deste modo, permitirá uma rotação da flora bacteriana fermentativa, com efeito probiótico, que tem um efeito superior se existir, por vezes, a necessidade metabólica de um re-ajuste intestinal.

Já agora, uma pergunta que para mim sempre foi um mito. O iogurte tem um prazo de validade. Confesso que sou muito esquisita quanto à validade dos alimentos e se passam 1 dia que seja do prazo eu tenho o hábito de deitar fora. O que 'choca' a minha mãe :) que me diz que os iogurtes ao fim de 3-4 dias depois do prazo ainda estão perfeitamente bons. É verdade? Posso com toda a segurança dar um iogurte aos meus filhos que tenha passado 3, 4 dias do prazo?

À semelhança de todos os produtos que apresentam a expressão "CONSUMIR ATÉ", de maior perecebilidade do que os "CONSUMIR DE PREFERÊNCIA ANTES DE", os iogurtes respondem por um intervalo de confiança superior, exigido para os produtos lácteos, que o fabricante estabelece para se proteger. É, por essa razão, que aparece o "de preferência" no prazo de validade. Se o iogurte foi armazenado em perfeitas condições de frio, então, aparentemente não há problemas até porque a própria fermentação também protege o produto. Mas a verdade é que, desconhece-se se terão ocorrido oscilações de temperatura que possam ter infligido o iogurte que comprou. Tratando-se de consumo infantil, não ofereça iogurtes cujo prazo de validade expirou. Até 5 dias, e caso não seja visível qualquer alteração na embalagem, qualquer adulto saudável poderá ingerir este produto sem riscos.

Ainda assim, posso adiantar 2 pertinentes reflexões:

a) O iogurte é um alimento lacteo, mas ácido, e portanto naturalmente não permite o ataque de bactérias contaminantes. Esta gama de pH (4,2-4,4) é mais interessante para os fungos que se evidenciam claramente a olho nú e portanto facilmente identificáveis pelo consumidor assim que retira a tampa;
b) A flora bacteriana fermentativa existente no iogurte não "gosta" de oscilações de temperatura, deteriorando-se também ao longo do tempo. Ora, deste modo, o efeito probiótico que se pretende atingir não é tão conseguido. Esta é também uma das razões porque o iogurte no fim do prazo não deve ser oferecido a crianças. Pois, este consumidor merece pelo seu acelerado crescimento, e alguma vulnerabilidade, o iogurte no auge das suas capacidades nutricionais sabendo-se que a flora probiotica é protetora do organismo, aumentando resistência e defesa imunitária.

Moral da história: pode aproveitar os iogurtes, sim, se não verificar evidências da sua alteração, normalmente fungos à superfície ou tampa opada...MAS não dê aos filhotes. Eles precisam de ingerir os alimentos no máximo das suas potencialidades nutricionais! Isto é tanto mais importante quanto mais pequenos eles são!

Dra. Solange Burri
Consultora em Segurança Alimentar em Casa

Leia também:
Os iogurtes pequenos: sim ou não?
VOU PRESA: 2º produto a abater - O iogurte que não precisa de frio!
ALERTA: Sair de casa com alimentos para o Bebé
Iogurte para o bebé...está frio?
Receita do bebé: Como fazer iogurte em casa?
Leitura do rótulo: o açúcar
Guardar o iogurte...posso?



Receba as actualizações do Portal BabySol®:

Introduza o seu email:

Email

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!