Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Icea tea para crianças...sim?



A minha filha de quase 2 anos adora beber Ice tea. Gostaria de saber que implicações têm este tipo de bebidas na alimentação de crianças. Obrigada. (Mamã C., filhota 23 meses).

A sua questão, sobre o consumo infantil da bebida Ice tea, na variedade de Chá gelado, levanta alguns problemas, nomeadamente:

- Consumo de bebida com açúcar: o ice tea, à semelhança de outras bebidas sem gás, contém um teor significativo de açucar o qual origina vários problemas como:
a) Provocar dependência da bebida em si e estimular a preferência pelo o que é doce; 
b) não eliminar a sede; 
c) devido a a) e b) estimula um consumo constante que contribui para eliminar o apetite e consequente diminuição do consumo de alimentos importantes como o leite, fruta e outros alimentos com interesse nutricional.


- Consumo de bebida contendo cafeína: a bebida de chá possui cafeína na sua composição a qual tem 2 implicações: é estimulante e pode, entre outras perturbações na criança, reduzir a qualidade do sono, factor de extrema importância no desenvolvimento infantil. Além disso, a cafeína se ingerida em paralelo com alimentos contendo cálcio como legumes verde escuros ou contendo leite (ex. creme bechamel, pudim) impede que o calcio seja absorvido com maior eficácia com o organismo pois existe incompatibilidade metabólica.Há pois menor rentabilidade nutricional. Há ainda outro aspecto a salientar, do ponto de vista bioquímico. O chá é natural e favoravelmente rico em antioxidantes, como tanto se têm referido no marketing alimentar. Contudo, não representam uma vantagem nutricional para as crianças em pleno desenvolvimento. 

- Consumo excessivo às refeições: se ingerido em excesso no periodo das refeições, o que quase sempre acontece nas bebidas açucaradas, irá diluir os sucos gástricos, impedindo a sua eficiente acção e por conseguinte dificultar a digestão e impedir tb tirar o máximo partido nutricional dos alimentos ingeridos.

Aqui estão 3 boas razões para deixar de comprar estas bebidas para consumo em casa, substituindo esta bebida por infusões de camomila, cidreira, tilia,etc. ou sumos naturais diluídos sem nunca esquecer a importância que a água deve merecer sempre. E sem abusar da adição do açucar. 
Os pais devem favoravelmente dar sempre este exemplo, evitando simplesmente de ter estes produtos disponíveis mas, uma vez por outra, permitir o seu consumo fora de casa, evitando também situações extremas.


Como costumo dizer…Espero ter ajudado :-)

Os seus comentários são sempre benvindos. É a sua reflexão que permite melhorar a intervenção BabySOL... fique por perto!




Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação de Grupos de Risco


Ler também:
O consumo de coca-cola nas crianças
Beber colas na frente da criança...certo ou errado?


Siga BabySol® nas Redes Sociais:


Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:



Introduza o seu email:




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!