Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 19 de março de 2014

Almoço em visita de estudo - cuidados a ter!



O meu filho tem 10 anos e em breve irá a uma visita de estudo e terá que levar lanches e o respectivo "almoço"! A minha dúvida passa essencialmente pelo almoço, nunca sei o que lhe mandar, o que me aconselha de forma a que não se estrague e que seja ao mesmo tempo saudável? (mãe C., filho 10 anos)

Resposta:
Há várias abordagens que gostaria de considerar na sua questão:

1 - Segurança dos alimentos em viagem: considerando que se tratam de crianças (grupo vulnerável), que a viagem é longa e o atenção infantil com estes cuidados é nula, sugiro-lhe que inclua na mochila da criança, termoacumuladores congelados (cerca 2, um em cima e um em baixo) que mantêm os alimentos em melhores condições. Dica: Em alternativa, e interessante para dias quentes, é utilizar antes garrafas de 500ml de água mineral congelada. Só tem que ter o cuidado de congelar cerca de 2 dias antes e no dia usar. Assim, vai derretendo ao longo do dia e pode servir de bebida fresca se a criança precisar. Por outro lado, é importante assegurar que os alimentos a transportar sejam pouco perecíveis e/ou não ofereçam maior risco alimentar à criança.

2 - Contexto piquenique infantil: considerando que existirá uma forte possibilidade de haver partilha de alimentos, entre todos, é portanto sobretudo que o seu filhote sinta vontade de comer com prazer o que a mãe preparar para ele. Assim, é importante listar algumas opções saudáveis e energéticas, para um dia de muita folia, assegurando-se assim que a criança comerá a refeição preparada em vez de comer o que os colegas levam.

Sugiro:
1 - Salada de massa fria (espirais) com :
A) atum, ananás, cenoura ralada e tomate cherry. Molho azeite+vinagre (se gostar)
B) quadrados de fiambre, cenoura ralada, milho, ovo cozido. Molho: 1 colher maionaise (não caseira)
2 - Pão de hambúrguer com fiambre, ovo cozido, alface ou com hamburguer feito em casa, com carne picada, e bem passado.
3 - Omolete recheada de salsichas, cogumelos frescos com cenoura ralada e cebola picada (salteie a cebola, junte as salsichas e por fim as salsichas. Tempere e reserve. Faça o omolete numa sertã e quando os ovos estiverem quase solidificados, junte o recheio e feche). Sirva em pão baguete rústica (pode enviar congelado, cortado ao meio e o omolete lá dentro, ajuda a preservar o alimento e estará pronto a comer quando chegar á hora da refeição. Pode também fazer mini-omoletes.
4 - Tortilha de batata com frango assado (com pimento vermelho e cenoura ralada crua), sempre do agrado de todos, em viagem. Opção fresca e energética. Dica: não  faça a tortilha muito alta, escolha por isso uma sertã larga, fica melhor.
5 - Fruta: salada de frutas preservadas em sumo de laranja de compra. Espetadas de fruta em calda: pessego e ananás. Lanche: envie bolo de banana, ou de maçã, ou de cenoura, por exemplo. 

Pacotes de sumo: vigie teores de açúcar. Iogurtes e outras sobremesas lácteas: não aconselhável por serem altamente perecíveis. 

3 - Por fim tenha em atenção que só poderá ter sucesso na dieta saudável da criança, fora de casa e sem os pais, se os alimentos que deseja apresentar já tenham sido experimentados pela criança em casa ou, de algum modo, a criança já tenha o hábito de os consumir. Num passeio infantil, em que a liberdade e motivação da criança é máxima, ir ao encontro do que gosta, está habituada a consumir em casa, e escolher opções mais saudáveis, é uma combinação importante que cabe aos pais, escolher e gerir. Afinal, não queremos, nunca, crianças insatisfeitas!

Consultora em Segurança Alimentar doméstica



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