Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Posso congelar carne picada?


Gostaria de tirar uma dúvida relacionada com a confeção e armazenamento da carne picada...nalguns casos ouço dizer que se pode congelar à vontade...mas também já tenho visto alertas para não congelar a carne picada...estou baralhada! O que faço? (Mãmã S., filhote 3 anos).

De facto a carne picada crua não deve ser congelada, o mesmo não se verifica com a carne picada cozinhada (por exemplo em bolonhesa) porque:


- quando sofre descongelação, qualquer alimento perde água. Essa água transporta sempre, no caso da carne, sangue que não é mais do que um caldo nutritivo e rico em nutrientes e sais minerais (ex. ferro), que possibilita fácil e rapidamente o desenvolvimento de bactérias...No caso da carne picada, cada pequenina porção de carne representa uma parcela de exposição ao ar e de contacto com bactérias que, aproveitando o caldo nutritivo existente, e maior disponibilidade de água, se desenvolvem MUITO rapidamente...ora, multiplicando cada porçãozinha da carne picada pelas numerosas porções que 1 kg têm, conseguem perceber agora porque se trata de um dos alimentos mais perecíveis de todos...além disso, a carne é um alimento de risco responsável por veicular bactérias patogénicas...por isso a severidade de problemas é muito elevada!


Além disso chamo a atenção para vigiar a compra de carne picada: preferencialmente peça para a picarem na hora, escolhendo peças de carne com aspecto fresco para picar, e cozinhe assim que possível.

Conclusão:
a) Comprar a carne adequada para picar, cortar em pedaços, congelar assim e picar apenas na hora de cozinhar;
b) Comprar picada na hora, ou embalada (apenas em talhos de grandes superficies), e cozinhar no próprio dia!
c) Se pretende congelar, para ter stock, cozinhe primeiro.


Dica: Comprar picada na hora com carne que escolheu, cozinhar em grande quantidade e depois congelár em porções...para empadão, bolonhesa, etc.


Por último, um alerta: 
- Nunca descongelar carne  à temperatura ambiente? NUNCA! Descongelar sempre no frigorífico, de véspera, ou utilizar congelada deitando-a diretamente na panela. 

Dra. Solange Burri
Consultora em Segurança Alimentar doméstica


Leia também:



Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!