Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 11 de outubro de 2014

Receita do Bebé: fazer iogurte em casa

O artigo de hoje pretende explicar em confecionar iogurtes em casa, um pouco para quebrar a rotina, mas também para escapar às variedades comerciais, por vezes demasiado ricas em açucar.

Iogurte preparado em casa

Iogurtes destinados a crianças que já consomem leite de vaca
(a partir 12 meses)

A receita dos iogurtes, preparado a partir de qualquer tipo de leite de pacote, é a seguinte:

1 iogurte natural; 6 copos (de iogurte) de leite; açucar q.b. (opcional - preferencialmente mascavado)

- Deitar num recipiente o iogurte natural e de seguida juntar 6 copinhos de leite (isto para uma iogurteira que leve 7 iogurtes, se for de 6 leva 5). Se pretender adoçar, faça-o nesta altura.
- Depois bater tudo com a batedeira, primeiro na velocidade lenta e depois na rápida cerca de 1 min/cada. Distribuir nos copos, fechar e colocar na iogurteira durante a noite. Retirar de manhã.
- Deixar arrefecer um pouco e colocar no frigorífico. Abrir o iogurte apenas no momento do seu consumo.
Manter cerca de 5 dias no frigorífico.

Se pretende acrescentar fruta, crua ou cozida, deve fazê-lo após o iogurte estar feito e, preferencialmente, apenas no momento do seu consumo. Se adicionada antes da fermentação, a fruta vai alterar o pH e poderá comprometer a fermentação, deixando o iogurte mais líquido.
Para crianças intolerantes à lactose, pode utilizar um leite baixo em lactose pois, após a fermentação láctea, este constituinte é transformado em ácido láctico, o qual já não causará distúrbios às crianças com intolerância à lactose. Neste caso, deverá adicionar menor quantidade de açúcar, se pretender fazê-lo, pois o leite com baixo teor de lactose possui na sua substituição galactose e glicose, açucares com maior grau de doçura.

Iogurtes destinados a crianças que ainda não consomem leite de vaca

Proceda conforme a receita anterior, utilizando na preparação dos iogurtes, o leite reconstituído do Bebé, na mesma proporção, e incorpore um iogurte de leite de transição

Saibam ainda que, no geral, os iogurtes elaborados em casa, são um pouco mais ácidos razão pela qual poderá oferecer alguma resistência por parte dos filhotes, sobretudo daqueles que já conhecem o sabor dos restantes iogurtes...Além disso, é importante variar os sabores, mesmo dentro do mesmo alimento: iogurte...Assim, junte fruta cozida, ou fruta crua, ou bolacha maria moída, ou cereais, sem esquecer a modalidade simples!! Variar é a palavra de ordem :)

Dra. Solange Burri
Consultora em Segurança Alimentar doméstica


Leia também:
Os iogurtes pequenos: sim ou não?
VOU PRESA: 2º produto a abater - O iogurte que não precisa de frio!
ALERTA: Sair de casa com alimentos para o Bebé
Iogurte para o bebé...está frio?
Leitura do rótulo: o açúcar
Guardar o iogurte...posso?
Iogurte caseiro e o açucar
Amamentação e a introdução de outros leites


Receba as actualizações do Portal BabySol®:



Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!